Nota Pública de Pesar e Solidariedade do PROIFES-Federação

A Diretoria e o Conselho Deliberativo da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior – PROIFES-Federação vêm a público expressar sua dor e sua solidariedade para com os estudantes, professores e técnico-administrtivos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),pela terrível tragédia que enlutou nesta manhã de 27/01/2013 toda a comunidade universitária brasileira.

Antes de mais nada é preciso que se proceda o pronto atendimento às vítimas e se busque o consolo, quase impossível, às famílias e aos amigos dos mais de 200 estudantes universitários vitimados neste lamentável incêndio. Mas é preciso que logo a seguir as autoridades tomem sérias providências para investigar as causas deste inaceitável acontecimento, que ceifou de forma irreversível a vida de pessoas e em especial marcará de forma indelével a UFSM e sua comunidade.

Não descansaremos, como representantes da sociedade civil e da comunidade universitária, antes que todas as responsabilidades sejam totalmente apuradas, e exortamos o Prefeito Cesar Schirmer, o Governador Tarso Genro e a Presidente Dilma Rousseff a que não meçam esforços para o melhor atendimento às vítimas e suas famílias e a apuração das responsabilidades.

Colocamos-nos à disposição do Reitor da UFSM e de toda a Comunidade Universitária para todo o apoio que se fizer necessário e mais do que tudo, lamentamos e estamos profundamente chocados e enlutados com a irreparável perda de jovens vidas.

Brasília, 27 de janeiro de 2013.