AGÊNCIA PROIFES

Nota de solidariedade aos professores da UFSC, em defesa do Estado Democrático de Direito

Notícias PROIFES

Nota de solidariedade aos professores da UFSC, em defesa do Estado Democrático de Direito

O PROIFES-Federação se solidariza com os professores Ubaldo Balthazar (reitor da Universidade Federal de Santa Catarina) e Áureo Moraes (seu chefe de gabinete), que estão sendo ameaçados com prisão e multa por não terem reprimido manifestações de denúncia ao abuso de autoridade policial que levou à morte do então reitor Luiz Carlos Cancellier.

Ao mesmo tempo, o PROIFES-Federação expressa seu contundente repúdio a mais esta ação que visa impedir o direito de livre expressão do pensamento, e que, ao procurar intimidar e silenciar manifestações legítimas, coloca-se em absoluto descompasso com o que deve prevalecer em um Estado Democrático de Direito.

Trata-se de um ataque a todos os educadores brasileiros e, em particular, aos professores e professoras das redes federais de Universidades e Institutos Federais.

Trata-se de uma inaceitável tentativa de cerceamento da autonomia universitária, em clara violação dos princípios e valores inscritos na Constituição Federal de 1988, carta magna do Brasil.

O assédio moral às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), pela via da criminalização do pensamento crítico é incompatível com a construção de um Brasil justo, democrático, desenvolvido e soberano.

Não iremos, portanto, tolerar a imposição de um Estado policial, que se manifesta com iniciativas como essa, que visam impedir que o abuso de autoridade, cometido quando da invasão ao campus em 2017, seja exposto e denunciado.

Como representante de professores e professoras de Universidades e Institutos Federais, o PROIFES-Federação denuncia publicamente essas lamentáveis e inadmissíveis ações, afirmando e reafirmando a sua firme e inabalável disposição de resistir a quaisquer tentativas de retorno a tempos obscuros de arbítrio e autoritarismo.

PROIFES-Federação, 28 de agosto de 2018

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu