Nota de repúdio ao editorial do veículo O Globo sobre privatização das universidades

O PROIFES-Federação, entidade que representa docentes de universidades e institutos federais de todo o Brasil, repudia o editorial publicado neste domingo (24) pelo jornal O Globo, que aponta de forma irresponsável a privatização das universidades federais como “solução” para a crise fiscal brasileira.

Para justificar o argumento, a nota “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito” afirma que parte dos estudantes da USP, universidade estadual, poderia arcar com as mensalidades, desconsiderando a realidade dos demais estados do país.

Em contrapartida, o veículo não cita as medidas de expansão de acesso dos mais pobres às universidades que foram tomadas nos últimos anos pelos governos anteriores.

Mais grave, o jornal ainda afirma que os sindicatos de servidores das IFES são condescendentes com as injustiças sociais, por não defenderem o fim da universidade gratuita.

O PROIFES-Federação acredita que a única forma de melhorar a educação brasileira é democratizar o acesso. Educação não é mercadoria, educação é direito.

Leia o editorial “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito