Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/defaultwebsite/public/wp-includes/functions.php on line 5831 No Dia Mundial da Saúde, ADUFRGS-Sindical reforça importância de uma cultura da saúde dos professores e professoras – PROIFES
Notícias PROIFES

No Dia Mundial da Saúde, ADUFRGS-Sindical reforça importância de uma cultura da saúde dos professores e professoras

A campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde de 2022 tem como tema “Nosso planeta, nossa saúde”.

A edição deste ano traz alguns questionamentos para provocar a discussão sobre saúde: “Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar? Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta?”. Todos esses questionamentos vão ao encontro dos valores da ADUFRGS-Sindical, que defende o bem-estar e valoriza a vida de seus filiados/as.

De acordo com a professora e psicanalista Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, o Sindicato reforça a defesa da vida e se insere anualmente em campanhas como Janeiro Branco, Novembro Azul e Outubro Rosa. “A ADUFRGS-Sindical está permanentemente engajada nas campanhas, com o compromisso de proporcionar bem-estar e valorizar a vida de seus filiados/as, e não poderia ser diferente no Dia Mundial da Saúde”, explica a professora.

Sônia também destaca também serem essenciais para o Sindicato as questões que tratam da saúde, e que o bem-estar do trabalhador e da sociedade é uma busca da luta sindical. A sindicalista lembra que “somos capazes de construir uma cultura de saúde mental no mundo e nas nossas relações sociais”. “Datas como o Dia Mundial da Saúde tornam ainda mais oportuna a cobrança por políticas públicas, em especial quanto à saúde mental. É algo que merece nosso cuidado e atenção, pois faz parte do campo dos direitos humanos”, afirma a professora.

A preocupação com a saúde do planeta, outro ponto destacado na campanha da OMS em 2022, também faz parte dos valores da ADUFRGS-Sindical, que adota e incentiva práticas sustentáveis no seu dia a dia como forma de contribuir para a saúde de forma global.

A professora Eloá Rossoni, do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical e coordenadora do GT Saúde do Sindicato, fez uma mensagem sobre a data:

“Em nome do GT Saúde, saúdo a todos e todas no Dia Mundial da Saúde. Falar de saúde mundial é reconhecer que cada cidadão do mundo tem direito a uma vida digna. É combater as desigualdades sociais que espalham a fome pelo planeta. É entender que todas as ações humanas com impacto ambiental afetam diretamente a saúde do planeta e de todos os seres vivos, repercutindo na saúde humana. Após dois anos de convivência com a pandemia da COVID-19, causada por um coronavírus que matou mais de 660 mil brasileiros e mais de 6 milhões de pessoas no mundo, gostaria de destacar a importância do SUS e dos profissionais da área da saúde, o que possibilitou acesso ao diagnóstico e tratamento, e a vacinação de milhões de brasileiros. É o momento de pensarmos em sistemas universais de saúde globalizados, para tornar a saúde acessível à toda população do planeta. Enquanto isso não acontece, segue-se na defesa do SUS e da vida, e na luta do movimento crescente de privatização da saúde no país, que torna a saúde uma mercadoria.”

Histórico

O Dia Mundial da Saúde é comemorado desde 7 de abril em 1950, tendo em vista a criação, neste mesmo dia, em 1948, da Organização Mundial da Saúde. A data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

A OMS é uma agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Genebra, na Suíça. Sua origem está nas conferências sanitárias internacionais, realizadas a partir da segunda metade do século 19. Tema como quarentena marítima e cólera, foram tratados nesses encontros, que objetivavam uniformizar procedimentos sanitários. Depois da Primeira Guerra Mundial, a Sociedade das Nações criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.

Saiba mais sobre a campanha do Dia Mundial da Saúde 2022 aqui.

Leia mais sobre saúde mental na ADUFRGS-Sindical aqui.

Fonte: ADUFRGS-Sindical

Tags:

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu