Natal recebe a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022) de 15 a 17 de julho

Natal recebe a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022) de 15 a 17 de julho

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, recebe de de 15 a 17 de julho a segunda edição da Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE 2022), que entra em sua etapa nacional de 2022 com a abertura de inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos. Com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, a CONAPE 2022, organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), reunirá diversas entidades da sociedade civil organizada para discutir a construção, o monitoramento e a avaliação de políticas educacionais, sobretudo em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Após enfrentar sucessivos desafios, desde cortes orçamentários nas instituições federais e falta de reajuste salarial de servidoras e servidores, até a pandemia, com a precarização do ensino e falta de planejamento na retomada de atividades presenciais de forma segura, estarão reunidos diversos setores e segmentos da educação nacional com o objetivo de defender o Estado Democrático de Direito, a Constituição Federal de 1988, do PNE e a garantia da educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

Para o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, o momento pede mais do que apenas avaliar e revisar o PNE e assegurar a implementação das políticas de educação. É necessário envolvimento direto de professoras e professores universitários para a construção de um plano de enfrentamento plural e coeso. “A CONAPE se caracteriza como espaço de resistência a todas essas alterações legislativas que não passaram pelo debate de lideranças, nem de trabalhadores, nem de educadores, e representam verdadeiros retrocessos” afirmou Brandão.

Brandão explica que há três maneiras dos e das docentes participarem da CONAPE 2022: candidatarem-se às delegações das conferências municipais, estaduais e nacionais; apresentação de suas pesquisas dentro da CONAPE; e envio de representantes dos sindicatos para ajudar no debate político. Sob o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, a CONAPE 2022 contará com seis eixos temáticos:

Eixo 1: Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
Eixo 2: PNE, Planos Decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação;
Eixo 3: Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
Eixo 4: Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde
Eixo 5: Gestão democrática e financiamento da Educação: participação, transparência e controle social;
Eixo 6: Construção de um projeto de Nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da Educação e do PNE.

Apresentação de trabalhos acadêmicos

A Conferência Nacional Popular de Educação terá em sua programação sessões de apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral, tendo por base os eixos temáticos e a temática geral: “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. O Lema é “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Na forma de envio de Resumos Expandidos, a apresentação dos trabalhos será um momento para a discussão e socialização dos desafios do direito à educação em um contexto de reconstrução do país, considerando experiências educacionais e escolares, acadêmicas, institucionais, das redes e sistemas de ensino, dos diversos movimentos sociais, das entidades sindicais e estudantis, dos movimentos pela diversidade, e materialização do Sistema Nacional de Educação e dos planos de educação, em nível nacional, ou estaduais, municipais ou distrital.

Os trabalhos (Comunicação Oral) serão encaminhados sob a forma de RESUMOS AMPLIADOS ATÉ 30 DE MARÇO DE 2022, por meio dos endereços conape@fnpe.com.br ou conape2022@gmail.com; Assunto “Trabalho Acadêmico CONAPE 2022”, conforme as regras estabelecidas a seguir:

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Formatação: Texto em português, programa Word (.doc ou .docx), página A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1.5, margens 3,0 (direita, esquerda, superior, inferior), alinhamento justificado.

Tamanho: O texto (Comunicação Oral) deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no máximo 4 (quatro) páginas (incluindo referências). Margens superior e inferior de 3cm, esquerda e direita de 2cm.

Conteúdo: informações relacionadas, dentre outros aspectos, aos objetivos/objeto do trabalho, seu contexto de realização e justificativa, aos aspectos metodológicos empregados e, suas considerações finais.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12. Especificar, em nota de rodapé, a origem do trabalho (projeto de pesquisa, extensão, trabalho curricular ou outros).

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas com as iniciais maiúsculas, centralizados, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12 e negrito.

Formação ou titulação do(s) autor(res): abaixo de seus respectivos nomes, centralizado fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, sem negrito.

Afiliação do(os) autor(es): abaixo da titulação do(s) autor(es) inserir nome completo da instituição de origem.

Resumo: Deve ser elaborado em fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10, justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, com o título em negrito e centralizado. Deve conter no máximo de 500 palavras.

Palavras-Chave: No mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) palavras-chave, separadas por ponto.

Todos os textos aprovados poderão ser publicados nos anais da CONAPE em meio eletrônico.

O resumo deve ser encaminhado até o dia 30 de março de 2022, através dos endereços eletrônicos , em arquivo, seguindo as normas acima, do seguinte modo:

O arquivo será nomeado com: nome e sobrenome do autor principal, seguido por ponto e eixo ao qual se vincula. Ex: mariasilva.eixo1

Cada trabalho poderá conter além do autor principal até TRÊS (3) co-autores, sendo que cada participante só poderá submeter UM (1) TRABALHO como AUTOR e UM (1) como CO-AUTOR, isto é, apenas DOIS (2) trabalhos em parceria, ou apenas UM (1) trabalho individual.

Para a submissão do trabalho pelo menos o Autor deverá efetuar a inscrição.

A confirmação – aceite do trabalho – será divulgada até o dia 15 de abril de 2022.
A divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação será efetuada na página do FNPE.
Os trabalhos serão apresentados (exposição) durante o evento na forma de Comunicação Oral. As sessões de discussão por temas da CONAPE, com dias e horários, serão divulgados oportunamente, dentro da programação da Conferência, bem com a forma em que se processará a apresentação e discussão. Quaisquer dúvidas ou solicitações poderão ser encaminhadas a coordenação pelo endereço eletrônico: conape2022@gmail.com.

ATENÇÃO:

a) Como a CONAPE não possui financiamento ou subsídios, os participantes se autofinanciam. Para a submissão dos trabalhos (RESUMOS) é necessária efetivar a inscrição via FORMULÁRIO ELETRÔNICO e o ENCAMINHAMENTO DE COMPROVANTE DE PAGAMENTO para os endereços eletrônicos , conape2022@gmail.com.

b) O registro de delegados(as) e a inscrição de expositores(as) são processos independentes, sendo garantida o acesso de expositores sem taxas adicionais.

c) O formulário de inscrição é o disponibilizado no site do FNPE:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMwPX59EWq_d9TRtIgR49bfpEYJggBtfiulYlDN49IndmXtA/viewform

d) No formulário você escolherá até três eixos a que se vinculem seu trabalho e, também, para efeito do acesso às salas plenárias do Centro de Convenções

16. Esta chamada poderá ser ajustada a qualquer tempo.

Comissão:

Luiz Fernandes Dourado – Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae)

Miriam Fábia Alves – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped)

Nilton Brandão – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, (PROIFES-Federação)

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope)

Sérgio Stocco – Centro de Estudos Educação & Sociedade (Cedes)

Nelson Cardoso do Amaral – Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca)

Allan Solano Souza – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Maria Josevânia Dantas – Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Jefferson Fernandes Alves – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

BAIXE AQUI O DOCUMENTO EM PDF COM AS ORIENTAÇÕES

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo