Notícias PROIFES

Na busca por solução de impasse, Proifes seu reúne com deputados e com Sesu; nova reunião com MPOG acontece hoje.

O PROIFES tem tido intensa atividade política em Brasília nos últimos dois dias, com o intuito de tentar superar a postura pouco flexível que vem caracterizando a atuação do Governo na Mesa de Negociação.

A entidade foi recebida nos dias 17 e 18 de agosto pelo Secretário da SESu, Luiz Cláudio Costa, a quem apresentou as principais reivindicações da categoria, solicitando especial empenho do MEC na busca de uma solução negociada que as contemple. O Secretário se mostrou sensível às ponderações do PROIFES e assegurou que o MEC considera fundamental que se possa avançar na Mesa de Negociação e envidará todos os esforços possíveis para que o atual diálogo possa chegar a bom termo.

No dia 17 de ag osto o PROIFES se reuniu com um conjunto de deputados da Comissão de Educação da Câmara Federal: Artur Bruno (PT/CE), Fátima Bezerra (PR/RN), Emiliano José (PT/BA) e Waldenor Pereira (PT/BA). Mais uma vez foram detalhadamente explanadas as demandas dos docentes das IFES. Os parlamentares foram informados sobre as propostas feitas pelo MPOG aos professores e sobre as razões pelas quais elas são inaceitáveis. Ressaltou-se a importância de que o diálogo possa continuar de forma a permitir que sejam superados os entraves que ora existem. Os deputados se comprometeram a fazer gestões junto ao Governo com o objetivo de tentar criar condições que possibilitem a efetividade das negociações.

Ainda no dia 17 de agosto, o PROIFES conseguiu audiência com o deputado Gilmar Machado (PT/MG), ao qual a entidade expôs a situação e também debateu pormenorizadamente os impactos das reivindicações dos docentes, uma vez que o deputado é especialista e referência nessas questões. O deputado demonstrou acolhimento pelo que lhe foi apresentado e se dispôs a ajudar a mediar as negociações.

No dia 18 de agosto o PROIFES se reuniu de novo com a deputada Fátima Bezerra. A parlamentar, como de hábito, se colocou à disposição da entidade, informando inclusive que irá conversar com a Ministra Miriam Belchior, buscando sensibilizá-la para as reivindicações dos docentes defendidas pelo PROIFES.

No final da tarde do dia 18 de agosto foi informado pelo MPOG que a nova rodada de negociações ocorrerá a partir das 11 horas de amanhã, 19 de agosto.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu