Notícias PROIFES

MPOG desmarca reunião do GT-Carreira; pactuada nova data para a continuidade dos trabalhos

Proifes, Andes e MPOG estiveram reunidos a partir das 11 da manhã de quinta-feira (27 de outubro de 2011) com a Diretora do Departamento de Relações de Trabalho, Marcela Tapajós, que, em virtude da ausência do Secretário Duvanier Paiva, assumiu a coordenação dos trabalhos.

A diretora informou logo de entrada que em virtude da
ausência do Secretário Duvanier, que teria tido que viajar subitamente, não seria possível realizar a reunião do GT prevista para as 15h da tarde de hoje, de acordo com cronograma pactuado há cerca de 2 meses.

O professor Gil Vicente Figueiredo (presidente do PROIFES) e os demais integrantes do GT indicados pela entidade – professores Nilton Brandão, Silvia Ferreira e Rosana Borges – enfatizaram que vem se acentuando o desconforto, o descontentamento e o descrédito dos docentes com a postura do governo, que vem deixando de realizar e adiando sucessivamente reuniões previamente agendadas consensualmente.

Ambas as entidades presentes manifestaram sua indignação  frente à proposta de cancelamento da reunião e propuseram que, para não atrasar ainda mais o processo, fosse mantida a reunião das 15h, com apresentação das propostas do PROIFES, da ANDES e do governo.

O PROIFES solicitou do MPOG garantias de que as próximas reuniões ocorram de fato, para evitar a repetição do descumprimento do cronograma pactuado: além de não se estabelecer, de fato, o processo de negociação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme firmado no Termo de Acordo assinado, a atual sistemática vem gerando um desperdício inútil de energia dos muitos docentes que se deslocam até Brasília, acompanhado de graves prejuízos financeiros motivados pela compra desnecessária de passagens aéreas, pagamentos de hotéis e outros gastos.

Frente à insistência das entidades sindicais, a diretora Marcela suspendeu a reunião para consultar o Secretário Duvanier, por telefone, para verificar se havia ou não concordância em manter a reunião das 15h. Em poucos minutos voltou com a negativa do Secretário, o que gerou novos protestos. Houve então uma tentativa de encontrar uma nova data para a continuidade dos trabalhos, igualmente sem sucesso.

Diante dessa situação, a reunião foi novamente suspensa, com retomada às 15h30, quando ficou acertado que a próxima reunião do GT-Carreira será no dia 11 de novembro, das 09h às 18h. Ficou acertado que nessa ocasião serão apresentadas as propostas das entidades sindicais e a do governo, bem como sistematizadas as convergências e divergências existentes.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu