Notícias PROIFES

Movimento Estudantil e SINDIEDUTEC juntos da defesa dos IFs

Na tarde desta terça-feira, 19, o Presidente do SINDIEDUTEC-Sindicato, Otávio Bezerra Sampaio, recebeu representantes do Movimento Estudantil. Como foco, uma questão central: a PL 11.279/2018, que altera a lei de fundação dos Institutos Federais.

Estiveram presentes na reunião Izabela Marinho, da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Wellington Tiago, da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Jackeline Cristina, do Conselho Estadual dos Estudantes do IFPR (CEEIFPR), Rozana Barroso, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e o estudante Lucas Schneider.

Os estudantes se propuseram a fazer uma série de debates em cada campi nos próximos dias, começando em Curitiba no dia 25 logo após a palestra “Desafios da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Contexto Atual”, proferida pelo Professor Doutor Dante Henrique Moura, do IFRN. Entre os desafios que serão apresentados está, justamente, a PL 11.279. Em seguida eles irão para os outros campi da Região Metropolitana.

Os debates irão girar em torno da defesa dos IFs em contra a PL, que apresenta um sério prejuízo para a sociedade ao precarizar a estrutura dos Institutos Federais. Um ponto de atenção é que ela vai na linha da famigerada reforma do ensino médio. O Paraná é o primeiro estado promover essa reflexão.

O intuito dos debates está em fortalecer as organizações acadêmicas. Para o SINDIEDUTEC isso se reflete na formação e consolidação de mais Núcleos Sindicais de Base. Para os estudantes na criação e fortalecimento de Grêmios Estudantis nos diferentes campi do IFPR.

Roda de Debates em Defesa dos IFs:

25/02 – Campus Curitiba (após a palestra “Desafios da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Contexto Atual”)
26/02 – Campus Pinhais, 11h
27/02 – Campus Colombo, 14h
28/02 – Campus Campo Largo, (horário a confirmar)

Fonte: Ascom SINDIEDUTEC-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu