Notícias PROIFES

Ministro do Trabalho e Emprego entrega registro sindical da Adufc-Sindicato

Fonte: Adufc

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, entregou nesta quinta-feira, 20 de outubro o registro sindical da ADUFC (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará). A solenidade da entrega do registro sindical aconteceu na sede da ADUFC-SINDICATO e contou com a presença dos professores das Universidades Federais do Estado do Ceará; da diretoria da entidade, de integrantes da administração da Universidade Federal do Ceará, representantes de entidades sindicais, da sociedade civil e de personalidades políticas da cidade de Fortaleza.

O presidente da ADUFC-SINDICATO, Marcelino Pequeno, conduziu a solenidade e convidou para a composição da mesa o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira Farias; o presidente do PROIFES (Federação dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior), Gil Vicente de Figueiredo; os deputados federais Artur Bruno (PT), André Figueiredo (PDT) e Chico Lopes (PC do B); o Superintendente do Trabalho e Emprego no Estado do Ceará, Julio Brizzi e o diretor geral do SINTUFCe (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Ceará), Gérson Morais.

A entrega do registro sindical é a finalização de um processo pela autonomia e legitimação da ADUFC-SINDICATO, iniciado oficialmente em agosto de 2010, quando foi encaminhado ao Ministro do Trabalho e Emprego a solicitação do documento para a entidade.
O presidente da ADUFC-SINDICATO, Marcelino Pequeno, agradeceu a todos os presentes, em especial aos professores e aos integrantes da mesa pelo apoio durante todo o processo e destacou a importância do registro sindical para a entidade.

“Esse é um momento histórico, uma vitória da ADUFC-SINDICATO e de todos os professores das Universidades Federais do Estado do Ceará que apoiaram essa decisão muito importante e ousada de nos constituirmos como sindicato autônomo local. Agradeço aos meus companheiros da diretoria; a todos que me precederam na direção da ADUFC-SINDICATO e que deram início a esse processo; aos integrantes da mesa; ao ministro Carlos Lupi em entregar pessoalmente o documento à nossa entidade e à platéia significativa que participa desse momento que marca a garantia da legalidade da ADUFC perante todas as instâncias da sociedade”, disse.

O presidente do PROIFES, Gil Vicente de Figueiredo, fez uma retrospectiva sobre o novo movimento docente a partir da criação do PROIFES em 2004. Para Gil Vicente, a categoria vive um momento especial em que estão sendo discutidos a reestruturação da Carreira e o Plano Nacional da Educação, o registro sindical de uma entidade filiada ao PROIFES é mais um passo na consolidação do novo movimento docente, assim como a transformação da entidade Fórum, em Federação.

“Parabenizamos a ADUFC-SINDICATO por essa vitória e aproveitamos a oportunidade para enfatizar que mais seis entidades filiadas ao PROIFES e agora a nossa Federação também estão a aguardar o registro sindical. Estamos certos que o ministro Carlos Lupi, assim como fez com a ADUFC, vai corresponder a nossa confiança política. Temos certeza que o senhor ministro cumprirá todos os acordos que fez conosco e que teremos em breve uma Federação que será muito importante para a nossa categoria”, afirmou Gil Vicente.

DIÁRIO OFICIAL

Ao final da solenidade o ministro Carlos Lupi recebeu o registro sindical do superintendente do Trabalho e Emprego no Estado do Ceará, Julio Brizzi, e realizou a assinatura oficial do documento.

Carlos Lupi afirmou que o registro sindical da ADUFC-SINDICATO foi publicado no Diário Oficial da União do dia 20 de outubro e que era com muita satisfação que ele participava da entrega do certificado legal da entidade.

“Esse é um dia de alegria para mim, pois testemunho a conquista de um desafio. O papel do Estado é dar legalidade a quem tem legitimidade e a ADUFC-SINDICATO mostrou que tem a sua representatividade. O Brasil tem muito que avançar na área da educação e da ciência, por isso é muito importante que os docentes se organizem cada vez mais, esse é um benefício para categoria e para o país”, disse o ministro.

Após a solenidade de entrega oficial do registro sindical no auditório da ADUFC-SINDICATO, os convidados participaram de um brinde para comemorar a conquista do registro sindical da entidade junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Cláudia Peixoto
Jornalista ADUFC-SINDICAT

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu