AGÊNCIA PROIFES

Mesa Redonda virtual debate a atual conjuntura Sociopolítica Nacional

Mesa Redonda virtual debate a atual conjuntura Sociopolítica Nacional

Promovendo o Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”, o evento virtual debateu a atual conjuntura Sociopolítica Nacional.

O 21 de junho deste ano foi mais um dia de luta em defesa da educação e da ciência brasileiras no calendário do PROIFES. Na última terça-feira (21), entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) convidaram toda a comunidade científica, acadêmica e tecnológica e a sociedade civil para participar das dezenas de atividades – presenciais e/ou virtuais – para promover o Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”

Com foco central em tratar a Ciência e Universidade na atual conjuntura sociopolítica nacional, abordando os desafios e estratégias em tempos de bloqueios orçamentários e sucateamento das Instituições Federais. Realizada no canal oficial do PROIFES no youtube, a mesa redonda contou com a mediação do nosso Diretor de Ciência & Tecnologia, Enio Pontes e de Barbara Coelho, membra do GT de Ciência & Tecnologia da APUB e PROIFES. 

O governo federal, ao passo que desfere constantes ataques aos principais republicanos e as instituições democráticas, promove uma política de desmonte constitucional que atinge setores basilares do estado brasileiro, como educação, cultura, meio ambiente, as artes e a ciência, tecnologia e inovação” argumenta Barbara Coelho em seu discurso inicial de abertura da mesa.

Para a professora e membra do Grupo de Trabalho de Ciência & Tecnologia do PROIFES, “Um dos principais alvos tem sido a universidade pública, responsável pela grange parte da produção científica nacional, e fundamentadora do pensamento livre e crítico no país.”

A mesa foi pensada para debater a temática em volta do 21 de junho, sobretudo os seus reflexos em todo o País, que devem ser uma preocupação de toda a sociedade. Nosso diretor de Ciência & Tecnologia, Enio Pontes, começou sou discurso exaltando a data e demonstrando preocupação para um futuro não tão distante: “Mobilizações como as que acontecem hoje, se fazem mais do que imprescindíveis dado a condição que se encontra o atual cenário sociopolítico nacional, e que os ataques a institucionalidade democrática se soma ao desmantelo funcional e estrutural das instituições do estado, acarretando em prejuízos com consequências para o presente e para o futuro“.

Para compor a mesa, foram convidados: Inácio Arruda, Ex- Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; Diretor Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); Fabio Guedes Gomes, Secretário Executivo da Iniciativa psra Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) Antonio Gomes Souza Filho, Professor do Departamento de Física da UFC, Pesquisador 1A do CNPq. membro titular da ABC; Fernando Peregrino, Presidente do CONFIES (Conselho Nacional Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica); Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do MCTI.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu