AGÊNCIA PROIFES

MEC lança Conferência Nacional de Educação 2018

Notícias PROIFES

MEC lança Conferência Nacional de Educação 2018

A professora Geovana Reis, membro do GT-Educação e do grupo de apoio da Adug Sindicato, representou o PROIFES-Federação na cerimônia de lançamento da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018, que foi realizada nesta segunda-feira (19), no auditório do edifício sede do Ministério da Educação (MEC).

O ministro da Educação, Mendonça Filho, prestigiou o evento. Em discurso de abertura, ele garantiu que a Conferência seguirá os padrões preestabelecidos. “Estamos dispostos a cumprir o calendário, dentro do quadro orçamentário, e a realizar, como está prevista, a Conferência Nacional da Educação”, afirmou.

O presidente do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, defendeu a participação da União como fundamental e necessária para garantir o trabalho da Conae 2018. Segundo ele, a expectativa é que sejam necessários investimentos de, aproximadamente, R$ 40 milhões, como ocorreu em 2015. Um documento base deverá estar pronto até dezembro deste ano para orientar os estados e municípios como devem trabalhar o conteúdo no ano que vem.

“É uma Conferência que deve ser precedida pelas etapas municipais, distrital e estaduais e é importante que o MEC garanta o orçamento par a realização das mesmas”, reforçou Heleno.

A Conae 2018 terá como tema ‘‘A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica’’.

Participaram ainda do lançamento secretários do MEC e representantes de mais de 50 entidades que compõem o FNE.

*Com informações do MEC

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu