Notícias PROIFES

Marcia Tiburi abre o XII Encontro Nacional do PROIFES em Natal

Com informações do ADURN-Sindicato*

Com o conhecimento da formação histórica brasileira, a filósofa, escritora e artista plástica Marcia Tiburi fará a palestra de abertura do XII Encontro Nacional do PROIFES-Federação nesta quinta-feira (4), a partir das 19h, no auditório da UFRN.

Com a abordagem do tema Democracia e Intolerância, a exposição objetiva promover a reflexão e descoberta dos valores democráticos e desvelar as contradições, preconceitos e práticas que caracterizam os movimentos autoritários no Brasil.

O Encontro, que segue até o dia 7 de agosto, irá reunir docentes de todas as regiões do país para debater os principais temas de interesse e reivindicações dos professores e professoras das universidades e institutos federais. Entre os assuntos estão os desafios do movimento docente, o futuro do Plano Nacional de Educação e do Fórum Nacional de Educação, e as Carreiras Docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Para o presidente do ADURN-Sindicato e anfitrião, Wellington Duarte,  o Encontro Nacional já se consolidou como um momento para importantes deliberações de estratégias para atuação política e fortalecimento do movimento sindical. “Foi neste espaço que, ao longo de nossa organização por um novo movimento docente, aprovamos a transformação do PROIFES Fórum em Federação, debatemos o nosso modelo de organização e a estrutura do Estatuto, por exemplo”, afirmou o dirigente.

De acordo com o presidente do PROIFES-Federação, professor Eduardo Rolim, a edição deste ano terá duas discussões centrais: a preparação para a campanha salarial que começa já no ano que vem e as ações do PROIFES-Federação para combater as medidas do Governo que fragilizam os trabalhadores e a educação.

A expectativa é de que as discussões promovam uma reflexão coletiva e acúmulo do conhecimento do modelo de organização da Federação.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu