Notícias PROIFES

Luta pela universidade pública deu o tom das falas na abertura do 1º Encontro de docentes da UFRN

Realizada na tarde desta segunda-feira (28), a abertura do 1° Encontro de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promovido pelo ADURN-Sindicato, teve como tom das falas a luta  pela universidade pública. Conduzida pelo presidente da entidade, Wellington Duarte, a mesa contou com as participações do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e da representante da Associação dos Técnicos em Ensino Superior (Atens), Rosa Cavalcante.

“Esse debate vai na perspectiva de tornar o movimento sindical docente dotado de um elemento qualitativo superior, de dar mais ênfase a forma de como os sindicatos tratam a vida laboral do professor, pois essa vida laboral passa pela pesquisa, pela sala de aula, pela extensão e até pela gestão. Então é importante que o sindicato esteja nessa dinâmica permanente da vida laboral do professor, e não apenas na sua luta fim, na sua luta sindical, com relação a carreira e salários, evidentemente que essas duas coisas estão na ordem do dia, mas não é o fundamento principal nesse momento da nossa ação”, afirmou Wellington Duarte.

O dirigente alertou para a encruzilhada a qual a universidade está passando, ele explicou que os ataques às universidades vem de todos os lados e agora principalmente na questão do custeio. “Há um evidente processo de encolhimento orçamentário das IFEs e isso afeta fundamentalmente o nosso dia-a-dia, a nossa vida laboral, as nossas atividades em todos os aspectos. “Lutar pela universidade hoje, pela UFRN, é lutar pelo professor também, porque eles estão interligados, tem uma relação bastante intima, então se um naufraga, certamente o outro também naufragará. Nós somos 2.570 sindicalizados e temos 2.400 professores na ativa, o sindicato olha para esses professores como categoria e como seres humanos”, ressaltou o dirigente sindical.

Após sua fala, Wellington Duarte convidou o reitor José Daniel Diniz Melo a falar, destacando que a relação entre o sindicato e a atual gestão da UFRN tem sido pautada pela Democracia, baseada no diálogo constante. O reitor Daniel Diniz lembrou que o ADURN-Sindicato vem trazendo discussões importantes para a instituição de ensino, “Os temas apresentados na programação são temas atuais e relevantes, a partir dos eixos temáticos que foram definidos em nível nacional. Eu não tenho dúvidas que serão debates muito ricos e esclarecedores. Ao promover debates como esse a ADURN só reforça o seu compromisso de ampliar o debate de assuntos importantes para as nossas universidades e para o nosso país”, disse o reitor.

Em seguida, a representante da Atens, Rosa Cavalcante, ressaltou a necessidade de parceria entre sindicatos para defender as instituições federais de ensino superior (IFES) e de reinventar a atividade sindical, como a nova forma de reunião das categorias que começam a ocorrer por meio virtual, em virtude da pandemia.

O encontro virtual segue até o dia 30 de setembro. Para participar, inscreva-se no link: https://bit.ly/33NZrAd 

O vídeo com a íntegra da abertura pode ser assistido abaixo:

Fonte: Ascom ADURN-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu