Notícias PROIFES

Literatura compõe a “Quinta Cultural – ADUFSCar” do dia 08 de outubro

Na próxima quinta (08.10) às 19h30 o professor aposentado pela UFSCar, Deonísio da Silva, apresenta a palestra cuja tema é seu livro “Stefan Zweig deve morrer” (2012, Ed. Almedina)

A live será aberta e transmitida pelo Facebook (http://bit.ly/faceadufscar) e pelo Canal do YouTube da ADUFSCar (http://bit.ly/ytadufscar).

Com sua tradicional verve de pesquisador e escritor, Deonísio discutirá seu romance sobre o escritor judeu-austríaco, Stefan Zweig – um dos mais importantes e conhecidos escritores da década de 1940. Inimigo declarado do Reich alemão, vivia refugiado no Brasil em companhia de sua mulher, a judia-polonesa Charlote Altman. Ambos suicidaram-se sob circunstâncias misteriosas e o fato é contestado por diversos pesquisadores até hoje.

Nas encantadoras tramas de um enredo eletrizante, Deonísio apresenta um comando nazista que vem da Argentina com a missão de executar o casal. Por que foi proibida a autópsia? Por que o presidente Getúlio Vargas, que deslocara seu governo para Petrópolis, por ser verão, negou o pedido do rabino para que os corpos fossem enterrados no Rio?

O livro “Stefan Zweig deve Morrer” já foi publicado na Itália e em Portugal e vem recebendo o reconhecimento da crítica e do público, que renderam sucessivas reedições.

Deonísio da Silva foi professor da UFSCar, da Estácio de Sá e diretor da Editora UFSCar. Já publicou 35 livros, entre romances, ensaios, contos e não-ficção. Foi colunista da Época, Veja Online, Jornal do Brasil e é colunista do programa Sem Papas na Língua, na Band News. Recebeu prêmios da Biblioteca Nacional, Prêmio Abril de Jornalismo e o Prêmio Internacional Casa de Las Americas.

Fonte: Ascom ADUFSCar-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu