Notícias PROIFES

(JP Online): Segundo dia de provas do Enem registra abstenção de 55,3%

Mais de três milhões de alunos não compareceram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo (24/01). O número representa 55,3% do total de inscritos. Os dados foram divulgados pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem). Diversas entidades tentaram adiar as provas na Justiça por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), mas não tiveram sucesso.

O índice de abstenção foi ainda maior que o registrado no primeiro dia de provas. Em 17 de janeiro, o número de estudantes que não compareceram foi equivalente a 51,5%. Ou seja, 2,8 milhões de inscritos.

Em entrevista ao Jornal Nacional, a ex-presidente do Inep, Maria Inês Fini, ressaltou que a pandemia aumentou as desigualdades entre os estudantes, dificultando ainda mais o acesso ao ensino superior entre os alunos de escolas públicas. “O Enem foi criado e aperfeiçoado para ser um processo de inclusão, mas, agora, acabou se tornando um processo de exclusão. A pandemia veio escancarar a grande dificuldade dos alunos de instituições públicas”, explicou.

Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu