AGÊNCIA PROIFES

Jornadas de luta latino-americana rumo ao Centenário de Paulo Freire

Notícias PROIFES

Jornadas de luta latino-americana rumo ao Centenário de Paulo Freire

Em 19 de setembro de 2021 se comemorará 100 anos do nascimento de Paulo Freire

A Internacional da Educação América Latina (IEAL) convida todas as suas afiliadas na região a realizar atos e jornadas de reflexão e luta em memória do legado de Paulo Freire. O convite da IEAL se enquadra na proximidade do aniversário de seu nascimento, em 19 de setembro e com vistas ao centenário do nascimento de Paulo Freire, a se comemorar no ano de 2021.

O Comitê Regional da Internacional da Educação América Latina considera que o aniversário de Paulo Freire é uma oportunidade propícia para resgatar suas ideias e seguir articulando as lutas da região a partir do Movimento Pedagógico Latinoamericano (MPL). O MPL se inspira nos ideais de Freire e os promove, para que os processos educativos sejam um caminho de liberação cultural, social e política, com participação da comunidade educativa e particularmente de setores historicamente excluídos e oprimidos.

Em direção ao Centenário do nascimento de Paulo Freire

Portanto, a IEAL solicita às organizações sindicais que a integram para que participem, convoquem e realizem Jornadas Latinoamericanas de Luta em defensa da Educação Pública, Gratuita, Laica e Emancipadora, rumo ao Centenário do nascimento de Paulo Freire. A IEAL espera que os sindicatos de educação da América Latina incluam em seus calendários de atividades e mobilizações ditas jornadas, no segundo semestre de 2018 e prévio ao Centenário de Freire, em 2021.

As afiliadas a IEAL trabalham nos diferentes países para que o Movimiento Pedagógico Latinoamericano se estabeleça como um espaço de diálogo e transformação, com participação de setores sociais, organizações estudantis e demais integrantes da comunidade educativa. O MPL representa trabalho em conjunto para defender com contundência uma educação pública de qualidade, frente aos retrocessos impulsados por governos conservadores.

Perante o contexto político atual na América Latina, caracterizado por ataques constantes a educação pública, a IEAL chama suas afiliadas a continuar a defensa da educação pública como um direito social, para vencer a ofensiva dos setores interessados na privatização e o comercio educativo.

A comemoração do centenário do nascimento de Paulo Freire em 2021 nos chama a um encontro. A América Latina se reunirá no Brasil para recordar e manter vivo o legado do professor Freire.

Fonte: Ascom IEAL

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu