Notícias PROIFES

III Plenária Nacional avalia ato em prol da educação pública e cria comissão contra PEC 241

A professora Cláudia Miranda Souza, presidente da APUB-Sindicato, representou o PROIFES-Federação na III Plenária Nacional de Educação, realizada nesta quinta-feira (30), desta vez convocada pelo “Comitê Nacional de Educação”. Entidades nacionais e sindicatos estaduais e regionais analisaram a conjuntura e definiram as próximas ações.

Em linhas gerais, os presentes classificaram o grande ato em frente ao Ministério da Educação em prol da democracia e da educação pública, apelidado de “Trancaço”, como importante e representativo.

“Nessa conjuntura política, o ato foi muito positivo, deu muita visibilidade e pode ter sido um pontapé, o início da articulação que estamos precisando, mas a gente precisa buscar a ampliação “, pontuou Cláudia, em discurso.

A reunião foi marcada pela ampla discussão das consequências da PEC 241, que durante 20 anos vai congelar os recursos para despesas do governo. O grupo decidiu criar uma comissão específica para acompanhar e lutar contra a proposta. Além disso, iniciaram a construção de uma paralisão nacional para protesto.

Os dirigentes também abordaram a importância de aprofundamento na “Lei da Mordaça” (que impossibilita a livre discussão de temas essenciais em sala de aula), sua tramitação nos diversos estados e municípios, bem como na Câmara Federal; e o desmonte de espaços políticos educacionais fundamentais, como Fórum Nacional de Educação e Conselho Nacional de Educação.

A Plenária reafirmou ainda a necessidade de fortalecimento da Frente Brasil Popular (FBP), da participação do Comitê Nacional de Educação em todas as atividades agendadas e da  articulação nacional de todos os comitês locais e regionais

O próximo encontro do Comitê será no dia 28 de julho, em São Paulo.

Comunicação

A Plenária aprovou o site do Comitê, que irá ao ar em breve. A plataforma foi desenvolvida pelo PROIFES-Federação, em parceria com a Contee. O Comitê também terá um tabloide nacional para divulgação das principais ações.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu