Na manhã de 15 de setembro de 2004, no salão de reuniões do Hotel Alvorada, em Brasília, capital federal, um grupo de professores e professoras de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) decidiu por alterar definitivamente o panorama do movimento sindical docente brasileiro, criando uma organização para representar seus interesses nos assuntos relativos à carreira, salário e educação nacional de qualidade. Confira nesta seção momentos dessa trajetória da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, PROIFES-Federação.

Na manhã de 15 de setembro de 2004, no salão de reuniões do Hotel Alvorada, em Brasília, capital federal, um grupo de professores de Universidades Federais, representando mais de 20 mil docentes, decidiu por alterar definitivamente o panorama do movimento sindical docente brasileiro, até então asfixiado por sectarismo e aparelhamento político, práticas decisórias antidemocráticas e descoladas das visões, necessidades e vontades da maioria dos docentes de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil incitaram uma resposta que permitisse uma oxigenação e novas perspectivas para o movimento sindical docente, culminando no surgimento do PROIFES.

Surge o PROIFES

Um grupo de professores, por meio de suas associações docentes, decide criar um novo espaço sindical de organização plural e democrática dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior, denominado Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES), como reflexo de uma postura crítica e independente em relação ao movimento docente. Eleita a diretoria provisória do Fórum (2004-2005).

Outubro 2004

I Encontro Nacional

Realizado o I Encontro Nacional em Itatiaia (RJ). Eleita a primeira diretoria do Fórum (2006-2008). Várias associações docentes se vinculam ao PROIFES-Fórum: além das fundadoras ADUFSCar, APUBH, ADUFG, ADUFMS e ADUFPI, entra a ADUFRGS. A ADURN, APUB, ADUFC e SESDUF-RR oferecem apoio político.

Julho 2005

Criação da classe de Associado

Criação da classe de Associado, que possibilitou que professores e professoras doutoras, retidos na classe de adjunto IV há mais de 20 anos, pudessem fazer a progressão; Elevação dos incentivos à titulação em 50%; Aumento do percentual da Gratificação de incentivo à docência – GED para aposentados. Realizado o II Encontro Nacional em Caldas Novas (GO).

Maio de 2006

Acordo e paridade entre ativos e aposentados

Assinatura do acordo que recuperou em três anos os salários dos docentes nos melhores patamares em duas décadas; conquista da paridade entre ativos e aposentados. Realizado o III Encontro Nacional em Brasília (DF).

Dezembro de 2007

Criação da carreira do EBTT

Criação da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT. A conquista da isonomia entre as carreiras definitivamente marca o protagonismo do PROIFES na luta e defesa das Escolas Técnicas que estavam se transformando em Institutos Federais, das creches, das Escolas de Aplicação e das Escolas vinculadas às universidades públicas.

Abril 2008

Fundação do PROIFES-Sindicato

Fundação do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Público Federal (PROIFES-Sindicato), na cidade de São Paulo. A criação do sindicato nacional, hoje SINDPROIFES, permitiu representação nacional para os docentes das IFES que não optaram ainda por formarem sindicatos de base local. Realizado o IV Encontro Nacional em Brasília (DF). Eleita a segunda e última diretoria do Fórum (2009-2011).

Setembro 2009

Criação dos sindicatos locais

Realizado o V Encontro Nacional em São Paulo (SP), que aprova a 1ª versão do Projeto de Lei Orgânica das Universidades Federais. Início do processo de criação dos sindicatos locais e busca de seus registros. ADUFRGS-Sindical, ADUFSCar-Sindicato, ADUFC-Sindicato, APUBH-Sindicato, ADUFG-Sindicato, APUB-Sindicato, Sindiedutec-PR, ADUFMS-Sindical.

Julho 2009

Filiação à Internacional da Educação

Filiação à Internacional da Educação. Participação na Conferência Nacional de Educação CONAE. Realizado o VI Encontro Nacional em Brasília (DF), que aprova a transformação do Fórum em Federação, a partir da percepção da necessidade de se criar uma Federação que pudesse reunir os diversos sindicatos que estavam sendo fundados nas Universidades.

Março 2010

Aprovação do Estatuto da nova Federação

Realizado o VII Encontro Nacional em São Paulo (SP), que aprova o Estatuto da nova Federação. Em dezembro os sindicatos fundam o PROIFES-Federação e elegem sua primeira Diretoria Executiva (2012-2015).

Julho 2011

Fundação do PROIFES-Federação

Em 01 de janeiro de 2012 o Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior transformou-se, por decisão dos seus associados, no PROIFES-Federação. Após a realização de sua primeira Greve Nacional a Federação assina o Acordo 01/2012, que reestrutura as carreiras de Magistério Superior e EBTT, e cria o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a promoção a Titular além de obter reajustes salariais. Realizado o VIII Encontro Nacional em Brasília (DF).

Janeiro 2012

Regras de progressão e promoção

Realizado o IX Encontro Nacional, em João Pessoa (PB). Regulamentação das regras de progressão e promoção nas carreiras de EBTT e Magistério Superior.

Agosto 2013

Participação na CONAE 2014

Participação na Conferência Nacional de Educação CONAE 2014 e na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Realizado o X Encontro Nacional em Goiânia (GO).

Novembro 2014

Acordo de reestruturação das carreiras do MS e EBTT

Após a segunda Greve Nacional a Federação assina o Acordo 19/2015 que vigora entre 2016 e 2019, com a reestruturação das Carreiras do MS e EBTT. Realizado o XI Encontro Nacional em Natal (RN). Eleita a segunda diretoria da Federação (2016-2018).

Dezembro 2015

Fundação do FNPE

Participa da criação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como membro fundador. Luta contra a PEC 555, que se transforma em dezembro na Emenda à Constituição 95.  Realizado o XII Encontro Nacional em Brasília (DF).

Abril 2016

Contra a Reforma da Previdência

Início da reestruturação das Carreiras. Grande luta contra a Reforma da Previdência. Realizado o XIII Encontro Nacional em Porto Alegre (RS).

Agosto 2017

FSM, CONAPE e CRES

Participação com destaque no Fórum Social Mundial, na Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) realizada em maio em Belo Horizonte (MG), na Conferencia Regional de Educación Superior (CRES) em Córdoba, na Argentina, em junho. Realizado o XIV Encontro Nacional em São Luís (MA).

Março 2018

PROIFES 15 Anos

PROIFES completa 15 anos de lutas e conquistas. Realização do 1º Encontro Nacional de Educação Infantil em São Carlos (SP) em fevereiro. Última etapa da reestruturação das carreiras. XV Encontro Nacional em Belém (PA), levando o PROIFES a realizar encontros nacionais em todas as regiões do Brasil. Sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos quinze anos do PROIFES com lançamento do livro PROIFES-Federação 15 anos – Lutas e conquistas.

Setembro 2019

IFES x Coronavírus

Lançamento da Campanha Nacional IFES x Coronavírus. Encontro Nacional acontece de forma remota e virtual pela primeira vez na história do PROIFES. Realização do I Seminário Jurídico do PROIFES-Federação.

Março 2020

Nova Diretoria Executiva

Posse da nova Diretoria Executiva do PROIFES para o triênio 2021-2024. Lançamento da campanha Sem Vacina, Sala Vazia. Luta contra a Reforma Administrativa. 

Fevereiro 2021
Pular para o conteúdo