Notícias PROIFES

Há um cerco à universidade brasileira com asfixia financeira e ataques à autonomia, afirma PROIFES na TV 247

“Há um cerco às universidades federais, e os ataques se dão em várias frentes: asfixia financeira, que cortam o orçamento das universidades linearmente, e também afetam bolsas de pesquisa e de iniciação científica. A questão da autonomia universitária também sofre ataques sistemáticos. O espaço da universidade é o do livre pensamento, e ele é fundamental para a soberania nacional. Sem ele, não há conhecimento. Conhecimento tutelado é para formação de robôs, não para a formação da ciência e de cidadãos”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, no programa TV 247 Entrevista, transmitido na noite desta quarta-feira, 17.

Brandão foi acompanhado pela professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Erika Suruagy, que foi alvo de inquérito criminal aberto a pedido do presidente devido à colocação de outdoors, no final de 2020, com as frases “O senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por COVID-19. #ForaBolsonaro”, no programa comandado pela jornalista Andrea Trus.

Erika relatou a perseguição que sofreu pela colocação de outdoors em Recife entre agosto e setembro do ano passado. “Criamos uma articulação de entidades do estado, a Aduferpe com mais seis sindicatos e associações, e fizemos uma campanha com a colocação de outdoors em todo o estado. Aí o presidente solicita ao ministro da Justiça que abra inquérito para investigar esses outdoors.  A gente se pergunta, com tantos problemas no país, sem vacina para todos, sem testagem em massa, falta de insumos para vacinas, o que leva o presidente a questionar quem colocou outdoors?”, indagou Suruagy, vice presidenta da Aduferpe.

Na entrevista, que tinha por tema Ataque aos docentes das universidades e institutos federais, Brandão destacou que a universidade não funciona sem democracia. “Representamos uma luta dos docentes, estudantes para que a universidade não deixe de ser instrumento de nação, de soberania, para se tornar instrumento de governo. Não aceitaremos isso, vamos lutar com todas as forças, em todas as frentes, para que isso não aconteça”, reforçou o presidente do PROIFES.

Assista abaixo a íntegra da entrevista de Nilton Brandão ao TV 247:

Acompanhe essa e outras notícias no site e redes do PROIFES-Federação:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal
YouTube: youtube.com/proifesfederacao
Instagram: instagram.com/proifesfederacao

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu