Notícias PROIFES

GT Direitos Humanos debate preparação de encontros regionais e do I Encontro Nacional em Salvador

Reunido em Brasília, o Grupo de Trabalho Direitos Humanos: raça/etnicidade, gênero e sexualidades do PROIFES-Federação debateu nesta terça-feira, 22, uma extensa pauta de temas e ações para os próximos meses.

Dentre os assuntos debatidos, houve apreciação das propostas do XIII Encontro Nacional do PROIFES, relativas à temática do GT, e que foram aprovadas pelo CD; definições sobre organização e estrutura do I Encontro Nacional do GT Direitos Humanos, a ser realizado em Salvador, na Bahia, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro deste ano; relato sobre a organização do I Fórum Sindiedutec de Direitos Humanos: Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades, a ser realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Curitiba, Paraná, além da realização, pelo ADURN-Sindicato, da XV Semana de Antropologia: Antropologia, Direitos Humanos e Criminalidade, nos dias 9 a 11 de outubro em Natal.

Coordenado pelos professores Flávio Silva (ADUFG-Sindicato) e Eduardo Silva (ADUFRGS-Sindical), o GT contou também com a participação de Angela Ernestina Cardoso de Brito (APUB), Dóris Lieth Nunes Peçanha (ADUFSCar), Érika Pessanha D’Oliveira (SINDIEDUTEC), Geovana Reis (ADUFG), Juliana Melo (ADURN), Juliana Silva Ramires (SINDIPROIFES), Leopoldina Menezes (APUB), Nildo Ribeiro (APUB), Oswaldo G. C. Negrão (ADURN), Rosangela Gonçalves de Oliveira (SINDIEDUTEC) e Thais Fernanda Leite Madeira (ADUFSCar).

Após a discussão dos itens da pauta, o grupo chegou aos seguintes encaminhamentos, que serão enviados para apreciação do Conselho Deliberativo do PROIFES:

•    Que o GT Direitos Humanos tenha representantes em todos os eventos sobre a temática que o PROIFES se fizer integrante;

•    Que as campanhas de publicidade do PROIFES relacionadas a temática sejam avaliadas pelo GT antes de serem autorizadas;

•    Que todos os integrantes do grupo assumam o compromisso de alimentar o link do GT que será criado dentro do site do PROIFES. Esse link (solicitação da III Reunião do GT aprovada pelo CD) deve ser criado no máximo até a primeira semana de setembro;

•    Que os funcionários dos sindicatos federados recebam orientações sobre como proceder em relação ao preenchimento de dados sobre gênero, raça/etnicidade e sexualidade de seus associados. A base dessa orientação virá de um material utilizado pelo professor Oswaldo da ADURN. Poderá ser elaborado o material em pdf, ou feito um treinamento por teleconferência.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho será em Curitiba durante o I Fórum Sindiedutec de Direitos Humanos: Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades, na manhã do dia 20 de outubro.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu