Notícias PROIFES

Fórum Nacional de Educação apresenta novo portal

Fonte: Ascom FNE

O Fórum Nacional de Educação (FNE) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o governo, reivindicado pela Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2010 e previsto na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei nº 13.005/14). É composto por 50 entidades, articulador das Conaes e uma das esferas legais de monitoramento e avaliação do PNE.

O FNE é, portanto, uma instância de participação social e representa milhões de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras, pais e mães, gestores, conselheiros e defensores do direito à educação pública presentes em todo território nacional. Ao buscar fortalecer a atuação dos Fóruns, o FNE apresenta o seu novo portal, principal canal de comunicação.

Idealizado pela Secretaria Executiva do Fórum, Assessoria de Comunicação Social do FNE, e pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério da Educação (MEC), ele propõe um visual mais limpo, objetivo, interativo e de fácil navegação. O novo portal expõe as principais informações do Fórum Nacional, mas também apresenta conteúdos importantes para os Fóruns Permanentes de Educação – Estaduais (FEE), Distrital (FDE) e Municipais (FME).

O coordenador do Fórum, Heleno Araújo acredita que o mundo virtual exige modernização e facilidade para encontrar informações. “O novo portal do FNE segue estas dinâmicas, sendo atualizado, modernizado e o mais importante facilitando a navegação em busca das informações importantes para o fortalecimento dos fóruns de educação (Nacional, Estaduais e Municipais), além de melhorar a comunicação entre seus membros. Boa navegação, organização e mobilização para todos e todas”, explica.

O secretário Executivo do FNE e membro do Fórum, Walisson Araújo (SASE) aponta que um grande motivador da reformulação foi reorganizar os conteúdos que são importantes para orientar e fortalecer o trabalho do Fórum Nacional e dos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação. “O esforço da área técnica da Secretaria Executiva foi no sentido de melhorar a visualização dos conteúdos e materiais de orientação e dar maior visibilidade ao FNE e aos Fóruns nos estados e municípios”. Walisson afirma ainda que a proposta foi reunir e produzir, de maneira mais clara e transparente, todo o trabalho do Fórum e, desta forma, induzir iniciativas de fortalecimento deste espaço de interação democrática e daqueles Fóruns que estão se constituindo no país inteiro.

“O esforço é de fazer com que esta porta pública seja um espaço para que todos – a sociedade, Fóruns Estaduais e Municipais – possam buscar e se atualizar a respeito dos Fóruns e Conferências, obter informações sobre quais são os procedimentos básicos e possibilidades para criar os FMEs, quais as referências nacionais, conhecer quais as entidades que estão representadas no FNE, entre outros. Tudo isso de uma maneira mais leve e clara, de forma que a sociedade possa ter, em um único lugar, todos os conteúdos relacionados ao Fórum Nacional de Educação e as Conferências Nacionais de Educação”, explica Walisson. O secretário Executivo do FNE ainda reforça a importância desta reformulação neste ano. “No momento, em que o Fórum começa a planejar a Conae 2018, é fundamental que haja esta porta pública revigorada, restruturada e conteúdos de orientação mais bem estabelecidos que possam, inclusive, estimular a criação dos Fóruns como espaços estatais”.

A reformulação do site também visou a acessibilidade dos conteúdos. Por isso, a Secretaria executiva do FNE, fez um pedido para que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), que integra o Fórum, fizesse uma análise desta acessibilidade. O objetivo foi garantir maior acessibilidade dos conteúdos expostos no portal. O Pleno do Fórum também analisou e aprovou, em novembro do último ano, o novo layout do site.

Conheça as principais mudanças

No novo portal, você encontra, em “O Fórum”, a apresentação do que é o FNE, bem como sua estruturação, conhece as entidades que o compõem e as pessoas quem representam estas entidades. Já os conteúdos produzidos pelo Fórum, estão reunidos na “Biblioteca”, entre as informações expostas estão as Notas Públicas, Atas de Reuniões e documentos elaborados pelo FNE, como a proposta de Sistema Nacional de Educação (SNE), os documentos das Conferências de 2010 e 2014, entre outros.

As notícias, já evidenciadas na versão anterior da plataforma, voltam com mais interatividade com o leitor, no “FNE Notícias”. Elas permitem comentários, impressão e até compartilhamento em redes sociais. A mídia também teve atenção especial no “Imprensa”, com exposição de contatos da Assessoria e materiais exclusivos para jornalistas. Os “Boletins de Notícias”, já adotados pela ACS, agora tem lugar fixo de exposição. Assim, você pode ter acesso as edições anteriores e se cadastrar para receber os que serão produzidos. Com esta mesma proposta de interatividade, também são apresentadas por novas galerias de “Fotos” e “Vídeos”.

O “Eventos”traz o calendário de ações do FNE e exporá também as atividades dos Fóruns Estaduais de Educação. Já a proposta de transparência dos trabalhos do FNE, são mais uma vez reforçados pelo “FNE na Mídia”, o qual exibe notícias publicadas por outros veículos a respeito do Fórum Nacional de Educação. As entidades que compõem o Fórum Nacional de Educação também têm maior visibilidade. Para isso, foi criada uma barra, na página inicial, a qual apresenta a marca e o site de cada entidade, bem como um espaço específico para que elas exponham seus posicionamentos na aba “Posicionamentos das Entidades do FNE”. Com o objetivo de estar mais próximo de você, a plataforma ainda traz o “Fale Conosco”. Nele, você pode entrar em contato com o Fórum por e-mail, telefone ou com uma mensagem pelo próprio site.

No sentido de oferecer suporte técnico aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a organização de seus Fóruns, o novo site objetiva oferecer conteúdos e garantir maior visibilidade das ações destes espaços. Por isso, foram criados locais específicos para divulgação destes Fóruns com o “Fóruns nos Estados”, o qual apresenta as principais informações – entre elas, os municípios que já criaram Fóruns, o calendário de ações, coordenações e contatos – e, também o “Giro Pelos Estados”, o qual expõe as notícias destes Fóruns.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias PROIFES

Fórum Nacional de Educação apresenta novo portal

Aqui vem o texto e as imagens da matéria….

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu