Notícias PROIFES

Federação participa na Argentina do Encontro Latino-Americano de Sindicatos do Ensino Superior

O presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical), e o Diretor Financeiro da entidade, professor Nilton Brandão (Sindiedutec), participam nestas segunda e terça-feiras (02 e 03 de novembro) do VII Encontro Latino-Americano de Sindicatos do Ensino Superior: “Rumo a uma nova reforma universitária”. O evento sediado na Federação Nacional dos Docentes Universitários da Argentina (CONADU) é organizado pela Internacional de Educação na América Latina (IEAL), da qual o PROIFES é filiado.

Durante a abertura, e depois de cumprimentar as organizações locais – CEA, CTERA e CONADU, Carlos De Feo, Secretário de Relações Internacionais da CONADU e Coordenador do setor de Ensino Superior IEAL, saudou e agradeceu a presença doS colegas e companheiros de sindicatos da Região. “Vivemos um momento decisivo na América Latina e essas reuniões servem para aprofundar o debate e a discussão”, disse.

Após seu discurso, Fátima da Silva, vice-presidente IEAL, sublinhou a necessidade de unir forças para continuar construindo: “Neste contexto, é essencial que continuemos a lutar para, pelo menos, manter tudo o que conseguimos no nosso continente.”

Na mesma linha permaneceu Hugo Yasky, presidente da IEAL: “Creio que, apesar do avanço da direita, a América Latina – especialmente a Argentina – pós-governos populares, não será a mesma que tivemos no final do século 20, pois subimos um piso muito mais alto da consciência e da organização popular, com direitos a defender “.

O cronograma de atividades continua hoje, com apresentações de Aldo Caballero, secretário de Políticas Universitárias, e Eduardo Rinesi, ex-reitor da Universidade Nacional de Geral Sarmiento. Na parte da tarde, haverá a apresentação e caracterização de agendas sindicais na região.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu