Notícias PROIFES

Ex-Reitor da UNB fala sobre emancipação e autonomia das universidades

Fonte ADUFGRS-Sindical

O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Júnior, falou sobre autonomia e emancipação das universidades, em palestra proferida ontem (27/05) no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA). A atividade fez parte do Ciclo Universidade do Futuro 2015, realizado em parceria com a ADUFRGS-Sindical.

Compuseram a mesa, além do palestrante, a presidente da ADUFRGS-Sindical, Maria Luiza Ambros von Holleben e o assessor de Relações Internacionais do ILEA, Hélgio Trindade. Também participaram do encontro os diretores Lúcio Vieira (1º vice-presidente) e Paulo Machado Mors (2º secretário).

José Geraldo afirmou que os principais elementos da autonomia universitária são sustentabilidade econômica, regulação, avaliação e autogoverno. Segundo ele, a autonomia nas universidades pode ser construída, mas não pode ser absoluta. “Não se pode confundir autonomia com independência”, lembrou.

Além disso, ele ressaltou a importância das universidades serem socialmente inclusivas e democráticas. O ex-reitor citou o livro “Da universidade necessária à universidade emancipatória”, de sua autoria, que fala sobre o tema e a importância da universidade se tornar emancipatória. O painelista citou o Banco Central, as agências reguladoras e a Petrobras como instituições autônomas que só estão vinculadas com o governo no estatuto e na lei orgânica.

Em breve a palestra estará disponível no canal do ILEA no youtube (https://www.youtube.com/user/ILEAUFRGS).

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu