Notícias PROIFES

Ex-ministros lançam manifesto em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no País

Ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) organizam amanhã, terça-feira, 2 de março, às 10h, um debate ao vivo para lançar o manifesto “Em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no País”. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e terá como convidados representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Diante da grave crise e ameaça de desmonte das instituições ligadas ao Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (SNCTI), os ex-ministros de Estado se reúnem para alertar a sociedade sobre as consequências dos profundos cortes orçamentários propostos para 2021 e da descontinuidade de programas estratégicos, que, conforme apontam, levarão a um retrocesso sem precedentes na história das políticas nacionais.

Assinam o manifesto os ex-ministros José Goldemberg, José Israel Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Ronaldo Sardenberg, Roberto Amaral, Sergio Machado Rezende, Aloizio Mercadante, Marco Antonio Raupp, Clélio Campolina, Aldo Rebelo e Celso Pansera.

Entre os pontos a serem ressaltados, estão as 250 mil vidas perdidas para a covid-19 no Brasil, que evidenciam a urgência em intensificar os aportes em pesquisa científica e incentivar a indústria de alto conhecimento. Sobre os investimentos no setor, eles afirmam a urgência de investimento contínuo nas instituições de P&D nacionais e na formação de mão de obra qualificada em todas as regiões do País.

Os ex-ministros manifestam preocupação com os cortes previstos no orçamento de 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para este ano, que está para ser votado, apresenta uma queda de cerca de 26% em relação às despesas autorizadas em 2020. Também falam da importância dos parlamentares derrubarem os vetos presidenciais na Lei Complementar nº 177, que trata dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento do setor.

Além dos ex-ministros, participam do evento o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, a vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, a vice-presidente da ABC, Helena Nader, e o presidente da Andifes, Edward Madureira. A mediação será feita pelo jornalista da USP, Herton Escobar. A sessão é aberta a todos e será transmitida pelo canal da SBPC no Youtube.

Serviço:

Live: Ex-ministros em defesa da CT&I – lançamento do manifesto “Em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no País”

Data: terça-feira, 2 de março, às 10h

Transmissão: Canal SBPC no Youtube (SBPCnet)

Fonte: Jornal da Ciência

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu