Notícias PROIFES

Entidades nacionais constroem manifesto sobre demandas da educação para o próximo governo

As principais entidades nacionais da educação irão finalizar, nesta quarta-feira (20), um documento unificado com as demandas do setor para o próximo governo. O manifesto será entregue aos presidenciáveis em breve.

A discussão está sendo feita a partir de um texto-base, de autoria do PROIFES-Federação, que compilou uma série de apontamentos previamente feitos pelas entidades presentes. O documento, em linhas gerais, defende o fortalecimento da educação pública, de qualidade e gratuita, por meio da execução do Plano Nacional da Educação (PNE).

Durante essa manhã foram debatidas questões ligadas ao Fórum Nacional de Educação (FNE) e à CONAE.

A “Plenária Nacional de Educação – Em defesa da educação e do desenvolvimento soberano do Brasil”, que começou na noite de ontem (19) e vai até o final da tarde de hoje, reúne entidades que representam, juntas, mais de 4 milhões de trabalhadores em educação dos setores público e privado, quase 70 milhões de estudantes secundaristas e universitários e parcela importante e significativa dos movimentos social, sindical e educacional.

Abertura

A  cerimônia de abertura foi marcada pela escolha da Comissão de Sistematização do manifesto. Para a tarefa foram convocados o Diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, professor Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar, Sindicato); a Coordenadora de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) e  o membro  do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação,  Idevaldo Bodião. O grupo ficou responsável pela análise das observações feitas pelos participantes durante o debate.

Em seu discurso, o presidente do PROIFES-Federação, professor Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical), componente da mesa diretiva, afirmou que a educação tem que ser a prioridade dos presidenciáveis e da sociedade e isso só será possível com a união das entidades.

 

Entidades que compõem a Plenária Nacional de Educação (em ordem alfabética)

Anfope – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação

Anpae – Associação Nacional de Política e Administração da Educação

Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Cedes – Centro de Estudos Educação e Sociedade

CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Contee – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino

Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura

CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

CUT – Central Única dos Trabalhadores

Fasubra – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil

Forumdir – Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centro de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras

Proifes-Federação – Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior

Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBM – União Brasileira de Mulheres

UNE – União Nacional dos Estudantes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias PROIFES

Entidades nacionais constroem manifesto sobre demandas da educação para o próximo governo

Aqui vem o texto e as imagens da matéria….

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu