AGÊNCIA PROIFES

Encontro Nacional referenda moção sobre corte de recursos para PROAP

Notícias PROIFES

Encontro Nacional referenda moção sobre corte de recursos para PROAP

Neste sábado (11), os delegados do XI Encontro Nacional do PROIFES-Federação referendaram moção contra o corte de recursos destinados ao PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação).

Veja o texto abaixo:

O desenvolvimento da Pós-Graduação iniciado na segunda metade do século passado e consolidado em décadas recentes trouxe uma contribuição inestimável à formação/capacitação de recursos humanos e modernização da sociedade brasileira. Deve-se destacar também o impacto da Pós-Graduação no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nas diferentes regiões do país, com reflexos positivos para homogeneizar o desenvolvimento econômico e social.

Fundamentalmente, estas metas têm sido alcançadas através das atividades de fomento da CAPES, via repasses de recursos e indução via avaliação continuada.

O contingenciamento de 75% dos recursos do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) a serem repassados aos Programas de Pós-Graduação, bem como a não celebração dos convênios aprovados no Edital Pró Equipamentos 11/2014, coloca em risco a formação continuada de recursos humanos, a continuidade de projetos de pesquisa em andamento, com reflexos danosos para a modernização do país.

Desestabilizar a Pós-Graduação está em descompasso com as necessidades de formação de recursos humanos demandados para o progresso econômico e social do país, notadamente em um momento que a Presidência da República reitera a necessidade da transição de país exportador de commodities para produtos com maior valor agregado.

Entidades Sindicais associadas ao PROIFES Federação e a sua Diretoria, reunidos em seu XI Encontro Nacional, externam sua discordância com o contingenciamento dos recursos do PROAP e solicitam ao Governo Federal a anulação desta medida.

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu