Notícias PROIFES

Encontro Nacional referenda moção sobre corte de recursos para PROAP

Neste sábado (11), os delegados do XI Encontro Nacional do PROIFES-Federação referendaram moção contra o corte de recursos destinados ao PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação).

Veja o texto abaixo:

O desenvolvimento da Pós-Graduação iniciado na segunda metade do século passado e consolidado em décadas recentes trouxe uma contribuição inestimável à formação/capacitação de recursos humanos e modernização da sociedade brasileira. Deve-se destacar também o impacto da Pós-Graduação no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nas diferentes regiões do país, com reflexos positivos para homogeneizar o desenvolvimento econômico e social.

Fundamentalmente, estas metas têm sido alcançadas através das atividades de fomento da CAPES, via repasses de recursos e indução via avaliação continuada.

O contingenciamento de 75% dos recursos do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) a serem repassados aos Programas de Pós-Graduação, bem como a não celebração dos convênios aprovados no Edital Pró Equipamentos 11/2014, coloca em risco a formação continuada de recursos humanos, a continuidade de projetos de pesquisa em andamento, com reflexos danosos para a modernização do país.

Desestabilizar a Pós-Graduação está em descompasso com as necessidades de formação de recursos humanos demandados para o progresso econômico e social do país, notadamente em um momento que a Presidência da República reitera a necessidade da transição de país exportador de commodities para produtos com maior valor agregado.

Entidades Sindicais associadas ao PROIFES Federação e a sua Diretoria, reunidos em seu XI Encontro Nacional, externam sua discordância com o contingenciamento dos recursos do PROAP e solicitam ao Governo Federal a anulação desta medida.

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu