Notícias PROIFES

Em Curitiba, GT Direitos Humanos do PROIFES finaliza preparação para Encontro Nacional

O Grupo de Trabalho Direitos Humanos: raça/etnicidade, gênero e sexualidades do PROIFES-Federação reuniu-se no  dia 20 em Curitiba (PR), na sede do SINDIEDUTEC, onde finalizou os últimos preparativos para a o I Encontro Nacional do GT Direitos Humanos do PROIFES-Federação, que se realizará na cidade de Salvador (BA), nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

Na reunião foram definidos detalhes para o encontro do GT em Salvador, que se realizará de 30 de novembro a 1 de dezembro no instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  O encontro terá início às 14h da quinta-feira, 30, com o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, a presidente da APUB-Sindicato, Luciene Fernandes, pelo coordenador do GT, Eduardo Silva (ADUFRGS-Sindical) na mesa de abertura. Às 15h terá início a primeira mesa com o tema: Gênero, Raça e Etnicidade no espaço sindical e movimentos sociais, seguida de debate. Em seguida haverá um coquetel com apresentação cultural.

Na manhã da sexta-feira, 1 de novembro, haverá a mesa Raça, etnicidade, gênero e sexualidades no trabalho docente. Na tarde deste segundo dia, quatros grupos de trabalho se reunirão para finalizar uma carta, a ser aprovada na plenária, que conterá os encaminhamentos e tarefas para o PROIFES-Federação e sindicatos federados no trabalho a ser desenvolvido junto aos professores e professoras de cada entidade para subsidiar os debates visando a construção de políticas dentro do movimento docente que permitam a superação do racismo, sexismo, misoginia, homofobia e demais formas de violência e exclusão, tendo como base os quatros pilares: Gênero, Raça/Etnia, Etnicidade e Sexualidade.

PROGRAMAÇÃO

I Seminário do GT – Direitos Humanos: Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades do PROIFES- Federação

Data: 31/11 a 1/12/2017

Local: Instituto de Biologia – UFBA

5ª feira – 31/11/2017

13h – credenciamento

14h – Abertura

15h –  Mesa Tema: Gênero, Raça e Etnicidade no espaço sindical e movimentos sociais.

Lúcia Helena Rincon (presidente da UBM)

Vilma Maria dos Santos Reis -´ouvidora-geral da Defensoria da BA

Vera Soares – USP

16h30 – Intervalo

17h – Debate

18h – Programação cultural

Sexta-feira – 1/12/2017

9h – Mesa Raça, etnicidade, gênero e sexualidades no trabalho docente.

Cecília Sardemberg (Professora aposentada do NEIM/UFBA)

João Bosco Hora Góes – UFF

Cristina Teodoro Trindade – UNILAB

Caterine Alessandra Rea – UNILAB

10h30 – Coffee Break

11h – Debate

12h  – Almoço

14h – Grupos de trabalho – produção da carta do encontro

16h – Plenária final – aprovação da carta

18h – Encerramento

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu