Em audiência pública, Adufg-Sindicato reforça necessidade de realização de concursos para a Educação em Goiás

Em audiência pública, Adufg-Sindicato reforça necessidade de realização de concursos para a Educação em Goiás

Atividade serviu para reforçar a urgente necessidade de realização de concursos públicos na área da Educação

 

Em audiência pública, Adufg-Sindicato reforça necessidade de realização de concursos para a Educação em Goiás

 

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participou de audiência pública promovida pelo deputado Karlos Cabral, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, para debater a necessidade da realização de concurso público para professores e administrativos na área da Educação do estado, como forma de zerar o déficit de profissionais concursados na rede.

A diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior da entidade, professora Geovana Reis, esteve presente na audiência, que reuniu professores, estudantes e representantes de entidades sindicais. “Trata-se de uma discussão necessária, principalmente neste momento em que estamos vivendo na Educação estadual, marcado pela falta de profissionais concursados. A audiência serviu para alertar e reforçar a urgente necessidade de realização de concursos públicos na área da Educação, já que esse déficit de profissionais tem se arrastado há bastante tempo”, destaca a docente.

Ela ressalta que mais de 100 municípios goianos têm mais professores em contrato especial do que concursados. Além disso, a professora cita uma pesquisa divulgada recentemente pelo Observatório do Estado Social Brasileiro, em parceria com o Observatório da Educação, intitulada “Déficit de profissionais da educação da Rede Pública Estadual de Goiás”. Segundo o estudo, o total de vagas, distribuídas em funções que atendam a rotina escolar, não deve ser inferior a 16.436.

“Ou seja, as vagas para concursos de docentes anunciadas pela Secretaria Estadual de Educação não irão suprir essa demanda. Por isso, o Adufg-Sindicato se junta às demais entidades sindicais para somarmos forças ao movimento em defesa da Educação pública e de qualidade”, finaliza.

Fonte: Adufg-Sindicato

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo