Em ato na Câmara dos Deputados, Frente Parlamentar pede fim dos bloqueios nas universidades federais

Em ato na Câmara dos Deputados, Frente Parlamentar pede fim dos bloqueios nas universidades federais

Realizado nesta quarta-feira (22), o ato teve integral apoio da Andifes e PROIFES Federação.

Nesta quarta-feira, a Frente Parlamentar Pela Valorização das Universidades Federais realizou Ato pelo Desbloqueio do Orçamento das Universidades Federais, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O ato teve integral apoio da Andifes e PROIFES Federação. 

Em resposta à agenda de sucateamento da educação no país, como os recentes bloqueios no orçamento das universidades federais, o ato movimenta a agenda dos parlamentares do Congresso Nacional para debaterem as consequências desse desfalque em todo o país. Contudo, uma robusta adesão suprapartidária pelo desbloqueio orçamentário ainda se faz necessária na casa.
 

Os cortes orçamentários atingem todas as universidades federais, com reflexo em todo o País, e devem ser uma preocupação de toda a sociedade, em especial dos parlamentares que compõem o Congresso Nacional.

Com o cenário agravado ainda mais durante a pandemia, o  subfinanciamento que as universidades federais já enfrentam nos últimos anos se tornou ainda mais explícito com este ilógico bloqueio.

Durante o discurso de abertura, a Frente Parlamentar reportou os dados de 2020, ano que se instalou a pandemia no mundo. Somente naquele ano, as universidades atenderam mais de 85 milhões nas várias frentes de apoio e enfrentamento à Covid-19, uma média de 147 mil pessoas beneficiadas por mês em cada instituição.

“É importante destacar que as universidades jamais paralisaram suas atividades, ao contrário, desde o início da pandemia se apresentaram como aliadas no enfrentamento do vírus, colocando toda a estrutura à disposição e com total dedicação ao País e aos brasileiros”, argumenta a Frente Parlamentar em carta aberta.

 A rede federal de hospitais universitários, formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades, disponibilizou, desde o início da pandemia, mais de dois mil leitos para pacientes com Covid-19. Além de consultas e internação, foram realizadas vacinações, testagens e pesquisas científicas em busca da cura.

Assista novamente:

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo