Notícias PROIFES

Eduardo Rolim, presidente do PROIFES, fala sobre aposentadoria no Sindiedutec

Na tarde de sexta-feira, 05 de setembro, em Curitiba, a fala do Professor Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindical), presidente do PROIFES-Federação, foi a que embasou a troca de conhecimentos e experiências que aconteceu no Seminário Estadual dos (as) Servidores(as) Federais: Professores(as) e Técnicos(as) Administrativos do Sindiedutec. Depois da palestra do professor e diretor do PROIFES Gil Vicente (Adufscar-Sindicato) sobre carreira docente dos Servidores Federais da Educação, Eduardo Rolim abordou o tema “A aposentadoria dos professores das IFES”.

A ideia era falar um pouco, para os professores e técnicos administrativos, sobre os reflexos e as mudanças que aconteceram nos resíduos previdenciários de antes e depois das reformas na previdência. Em sua fala, Rolim contou que aconteceram três reformas nos últimos tempos, resultando no que ele define como quatro gerações de aposentados.

“Expliquei profundamente, na medida do possível, quais são os mecanismos e requisitos de aposentadoria e, principalmente, o que acontece com as pessoas ao optarem por entrarem ou não na Fundação de Previdência do Servidor, a Funpresp”, explica. A palestra abordou a discussão sobre o sistema de aposentadoria complementar, como funciona, os limites e os riscos. “Sem preparar uma aposentadoria hoje, com a mudança tão radical que houve do sistema, as pessoas poderão ter surpresas muito negativas”, argumentou.

De acordo com o professor, o grau de informação ainda é muito pequeno sobre o tema:  “Até porque existem entidades que estão fazendo campanhas negativas para as pessoas não aderirem ao Funpresp, o que julgamos uma irresponsabilidade. Isso não traz solução nenhuma para as pessoas. O que a gente está fazendo não é dizer que as pessoas devem ou não aderir, nós não defendemos a Funpresp, nós defendemos o direito à informação para que os professores e técnicos decidam qual vai ser seu futuro na aposentadoria”, finaliza.

Para mais informações sobre a Aposentadoria, basta acessar a cartilha aqui. Nas próximas semanas, o Sindidutec vai fazer sua distribuição impressa para os (as) filiados(as).

Confira os vídeos das palestras.

Parte 1 e Parte 2 

Fonte: Comunicação Sindiedutec

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu