Notícias PROIFES

Discussão sobre o novo movimento docente encerra o VII Encontro Nacional do Proifes

O Proifes finalizou seu VII Encontro Nacional, na tarde desta segunda-feira (18), com a discussão sobre o novo movimento docente e as possibilidades de nova organização sindical nas Instituições Federais de Ensino Superior. O debate é originário de universidades brasileiras que defendem a soberania e independência dos sindicatos dos professores das Ifes em que a diversidade e as especificidades do professor universitário deve se refletir na sua organização sindical.

Para isto, as Associações de Docentes tem transformado suas ADs em sindicatos locais, como já ocorreu com a ADUFRGS, ADUFC, ADURN, APUB, ADUFMS, ADUFG e ADUFSCAR. Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer localmente suas reivindicações, bem como contribuir para o processo de constituição do Proifes-Federação, futura entidade representativa da categoria em âmbito nacional.

Como parte deste processo, os docentes aprovaram na tarde de ontem (17) a transformação do Proifes-Fórum em Proifes-Federação, que atenderá pelo nome de Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior. Todas as propostas sugeridas para o tema também foram aprovadas por unanimidade, mudanças estas consideradas importantes para a consolidação deste novo movimento.

O Presidente  Proifes Gil Vicente desejou vida longa ao Proifes-Federação e o vice-presidente da entidade, Eduardo Rolim, disse que apesar do VII Encontro ser o último como Proifes-Fórum – já que próximo ano será Federação – a história das conquistas originárias nos encontros anteriores não deve ser esquecida.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu