Notícias PROIFES

Diretorias da ADUFRGS-Sindical e do Proifes-Federação visitam o IFSR/Sapucaia do Sul

Por solicitação de um grupo de professores, a Diretoria da ADUFRGS-Sindical, representada pelos diretores Maria Luiza Ambros von Holleben (presidente) e Claudio Scherer (1º vice-presidente), e o Proifes-Federação, representado pelo presidente, Eduardo Rolim de Oliveira, estiveram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSR/Campus Sapucaia do Sul), na última quarta-feira (23/05). A visita teve como objetivo explicar aos docentes o funcionamento de ambas as entidades, informar sobre a atual negociação da carreira docente junto ao governo federal e falar sobre a possibilidade de filiação dos professores do IFSR/Sapucaia à ADUFRGS-Sindical.

Maria Luiza Ambros von Holleben abriu a reunião falando sobre a transformação da ADUFRGS em sindicato, no final de 2008, o que possibilitou a ampliação da base para todas as Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre. Segundo a presidente da ADUFRGS-Sindical, existe a necessidade de alterar o estatuto devido à expansão da UFRGS a Tramandaí, o que permitiria a sindicalização dos docentes do IFSR/Sapucaia. No momento, este grupo de professores pode se tornar associado e usufruir de vários  benefícios, como assessoria jurídica, planos de saúde e odontológicos.

Eduardo Rolim, após apresentar o Proifes-Federação com um breve histórico, falou sobre as negociações da carreira, especialmente a do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), na qual estão incluídos os professores dos IFs. Rolim informou que o Proifes tem como princípio básico, aprovado em encontro nacional da entidade, não negociar a carreira do EBTT em separado da do Magistério Superior (MS). “Entendemos que as duas têm suas especificidades e não podem ser convertidas em carreira única, mas precisam ser tratadas com paridade”, disse. O presidente do Proifes falou também sobre as novas aposentadorias, uma vez que a maioria dos professores dos IFs ingressou após a Reforma da Previdência de 2004.

A participação dos professores do IFSR/Sapucaia na reunião foi considerada surpreendente pela Diretoria da ADUFRGS-Sindical. Surgiram várias indagações especialmente sobre a possibilidade destes se filiarem ao Sindicato.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu