Notícias PROIFES

Diretoria do PROIFES participa de relançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais

O PROIFES-Federação marcou presença no ato de relançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais, realizado na manhã desta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A entidade foi representada pelo Diretor de Relações Internacionais e de Políticas Educacionais, Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar, Sindicato), e pelo Diretor de Aposentadoria e Previdência, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-PR).

A Frente Parlamentar pretende, por meio de interlocução entre as universidades e o parlamento, viabilizar meios para que todo o sistema de educação avance, superando desafios em relação à expansão das universidades e institutos federais, ao orçamento, à qualidade, à redução de assimetrias regionais, à internacionalização, à democratização do acesso e à valorização do corpo docente e dos técnicos administrativos.

Uma das responsáveis pela reorganização da frente, a deputada Margarida Salomão (PT-MG), disse em discurso que o avanço das universidades federais é estratégico para o Brasil. “Nesse momento estamos enfrentando crises política e econômica, mas a causa das universidades está acima de qualquer política partidária. Sem as universidades, será muito difícil promover o desenvolvimento deste país”. A parlamentar convidou o PROIFES para o ato.

Durante o encontro, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que também está à frente do grupo, agradeceu nominalmente a presença dos representantes do PROIFES. A congressista afirmou que a frente é ancorada no Plano Nacional da Educação (PNE). “Esse plano foi fruto desse debate que teve ampla participação da sociedade civil para construir o novo ciclo de expansão”, pontuou. Fátima ainda convocou os deputados presentes a assumirem o compromisso de aprovação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015.

O presidente da comissão de Educação na Câmara dos Deputados, Saraiva Felipe (PMDB-MG), ressaltou a importância da abertura de canal de diálogo para discutir o ajuste fiscal, para que não haja retrocesso nas últimas conquistas do setor.

Para o professor Gil Vicente, a reativação da Frente Parlamentar é fundamental neste momento, em que, apesar da turbulência vigente, é preciso dar sequência à continuidade da expansão, com qualidade, do sistema de universidades e institutos federais brasileiros, bem como à reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com a redefinição das respectivas malhas salariais, de forma a garantir a trajetória de valorização dos professores federais.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu