Notícias PROIFES

Diretoria do PROIFES debate carreira na Universidade Federal de Pernambuco

O presidente e o vice-presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim e Flávio Silva, participaram do ciclo de debates sobre carreira docente em três campi da Universidade Federal de Pernambuco: Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. Realizado nesta quarta-feira (24) e nesta quinta-feira (25), o evento foi promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE).

Durante a apresentação, o presidente pontuou os acordos salariais e de carreira desde 2007, destacando seis pontos: 1) recuperação de paridade entre ativos aposentados em 2008; 2) criação da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) também em 2008; 3) criação do Reconhecimentos de Saberes e Competências (RSC); 4) incorporação de todas as gratificações, 5) promoção acelerada; 6) promoção de titular sem precisar de concurso; e 7) profunda valorização salarial.

Além disso, o dirigente explicou detalhadamente a proposta original de 2015, apresentada na mesa de negociação. Confira aqui a apresentação na íntegra.

Presente também no ciclo de debates, o 1ª Tesoureiro do Andes, Amauri Fragoso, fez um debate teórico e conceitual sobre carreira, sem entrar em especificidades sobre a proposta de reestruturação e sobre mudanças que aconteceram nos últimos anos.

De acordo com Fragoso, para o Andes, não é importante discutir o salário dos professores, mas sim a concepção de carreira. O representante não comentou a desvalorização salarial e a desestruturação da carreira que ocorria até 2004, antes da criação do PROIFES.

Para Eduardo Rolim, o evento trouxe uma discussão muito interessante e contou com boa participação dos professores. “O PROIFES entende que, apesar da ADUFEPE não ser filiada, o convite foi muito importante. Estamos abertos a qualquer entidade que queria discutir temas que envolvam os docentes”.

Ao final do debate, o presidente da ADUFEPE, Augusto Barreto, disse que levará para a base a discussão sobre a saída da entidade do Andes e entrada no PROIFES. “Este ponto foi uma das propostas da nossa chapa, ganhamos a eleição com esta proposta”.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu