PROIFES-BRANCO (2)

Dia Nacional de Mobilização pela Reposição Salarial e pela Valorização do Serviço Público

Dia Nacional de Mobilização pela Reposição Salarial e pela Valorização do Serviço Público

O PROIFES-Federação participa nesta quarta-feira, 02/02, do Dia Nacional de Mobilização pela Reposição Salarial e pela Valorização do Serviço Público. No âmbito dos servidores federais, a última negociação foi em 2015. Portanto, para repor a inflação, a reivindicação da categoria é de 19,99%.

Trata-se de uma negociação urgente, porque a próxima possibilidade de reposição salarial será somente em 2024. E isso vale também para os servidores estaduais, pois, pela lei, um governo não pode deixar reajuste pendente para o primeiro ano do mandato seguinte.

Bolsonaro sancionou a lei orçamentária de 2022 cortando quase 1 bilhão do INSS, 740 milhões da educação e reservando míseros 1,7 bilhão para reposição de perdas com a intenção de beneficiar apenas três categorias, alegando que não tem dinheiro.

Será que ele “esqueceu” que neste orçamento tem 37,6 bilhões para emendas parlamentares, dos quais 16,5 bilhões estão no “orçamento secreto”? Tem também 1,9 trilhão para refinanciamento da dívida (banqueiros). Além disso, em 2021, a arrecadação aumentou 17,35%.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo