Notícias PROIFES

Debate e negociação marcam Dia Nacional de Mobilização do Servidor Público na UFG

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás-ADUFG-Sindicato, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás-SINT-IfesGO, realizou uma programação de atividades durante o dia 25 de abril, Dia Nacional de Mobilização do Servidor Público Federal. Pela manhã, foram distribuídas em todas as unidades acadêmicas cópias do manifesto assinado pelos dois sindicatos. (Acesse ao final da notícia o documento) Já o SINT-IfesGO organizou ação popular na Praça Cívica, no centro de Goiânia, com a participação de centenas de servidores.

À tarde, no Auditório do IESA, no Câmpus II da UFG, ADUFG-Sindicato e SINT-IfesGO promoveram um debate sobre a valorização da carreira das duas categorias. O Vice-Presidente da ADUFG-Sindicato, professor José Wilson Nerys, o Diretor do IESA e 2º Secretário do PROIFES-Federação, professor João de Deus, e a Secretária Executiva do SINT-IfesGO, Fátima dos Reis, fizeram parte da mesa que conduziram as discussões com docentes e técnico-administrativos presentes no evento.

No mesmo momento do debate, as entidades que representam os professores de todo o país estavam em Brasília, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Carreira Docente. Direto do MPOG, a Presidente da ADUFG-Sindicato, professora Rosana Borges, acertou com o Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, um pronunciamento para o público do debate que foi transmitido ao vivo, via web, pelo sítio da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE-www.rtve.org.br). Sem condições técnicas via skype no momento da disponibilidade do secretário, a fala dele foi transmitida por telefone celular, em tempo real, a todos presentes e aos que acompanharam o debate pela internet.

Sérgio Mendonça apresentou breve relato sobre o posicionamento das negociações até o momento do GT e ainda respondeu, via celular, questionamentos dos representantes do SINT-IfesGO e do PROIFES. Também por telefone, a Presidente da ADUFG-Sindicato atualizou o público do debate sobre a negociação, informando que o Governo apresentará uma proposta final à categoria no próximo 15 de maio e que a orientação do PROIFES-Federação é de continuar a negociação até o final do GT previsto para 31 de maio.

Após os depoimentos direto de Brasília, os professores e servidores técnico-administrativos voltaram ao debate, levantando pontos de discussão sobre reajustes, carreira e mobilização. O debate levou mais de duas horas duração, encerrando-se às 17h. Ao fim da tarde, também foi encerrada no MPOG a reuião do GT. Confira no link abaixo o relato completo do PROIFES-Federação da reunião deste 25 de abril.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu