A criação do Grupo de Trabalho (GT) de Direitos Humanos, Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidade do Adufg-Sindicato foi pauta de reunião realizada na tarde de hoje, 28, em nossa Sede Administrativa. Com a participação de professores interessados pelas pautas a serem discutidas, trabalhadas e estudadas pelo Grupo de Estudos, o encontro discutiu a importância da implantação do GT e as atividades a serem realizadas pelo grupo.
A professora Geovana Reis, da Faculdade de Educação, participou da reunião e como representante do Adufg-Sindicato no GT de Direitos Humanos da Proifes-Federação, falou sobre a importância da implantação do GT no Sindicato e a visibilidade que ele irá trazer para as pautas relacionadas aos direitos humanos.
“Um dos objetivos desse GT é dar consequência para essa política que é trabalhada nacionalmente. E por outro lado, o GT tem um conjunto de temáticas que necessariamente já justificam a necessidade do Adufg se envolver”, justifica a professora.
Luciana Aparecida, professora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Jataí também esteve presente na reunião e destacou a relevância de uma discussão de base das temáticas relacionadas aos direitos humanos.
Em relação ao Sindicato, a docente ressaltou a ligação entre a defesa dos direitos humanos e da carreira profissional. “Discutir a perda ou o cerceamento de direitos da pessoa são importantes em qualquer instância. O nosso Sindicato defende a carreira da pessoa e como nós somos de todas as federais de Goiás, acho que se não primarmos pra cuidar do direito da humanidade de cada um, acho que a gente também não vai ter como defender a nossa carreira diante desse contexto”.
Fonte: ADUFG Sindicato