Notícias PROIFES

CPRSC analisa novo bloco de pareceres de resoluções internas

O Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) se reuniu no Ministério da Educação (MEC), no dia 6, para analisar um novo bloco de pareceres das resoluções internas das instituições, elaborados por membros da Comissão de Análise de Regulamento (CAR). Os professores Lúcio Vieira, Valdemir Alves e Gilka Silva Pimentel representaram o PROIFES-Federação.

Na reunião, o conselho discutiu pareceres de sete instituições: IFPR, IFFluminense, IFMG, IFMT, IFAM, IFES e IFPA. Os integrantes do CPRSC leram criteriosamente cada documento e, em conjunto, levando em consideração o regulamento previamente estabelecido e as peculiaridades das instituições, fizeram as mudanças cabíveis. Todos os pareceres analisados serão devolvidos aos respectivos Institutos federais para correções.

De modo geral, a questão mais debatida foi o critério de pontuação. O professor Valdemir Alves afirmou que o docente “poderá escolher em qual categoria cada saber ou competência deverá pontuar”. A decisão foi referendada pela maioria. Além disso, a comissão alinhou questões ligadas à padronização de texto.

De acordo com o professor Lúcio Vieira, a reunião foi essencial “para estabelecer o entendimento comum da resolução. Agora, os critérios do método de trabalho da CAR ficaram mais alinhados”.

O edital do Banco Nacional de Avaliadores também entrou na pauta. O documento foi apresentado, discutido, aprovado e será publicado em breve.

Outro ponto importante foi a criação de uma comissão para analisar a situação dos professores de EBTT nos ex-territórios Roraima, Rondônia e Amapá. Estes docentes são federais, mas estão alocados em escolas estaduais. O grupo, formado por três integrantes, entre eles, o professor Valdemir Alves, irá definir como esses profissionais irão participar do RSC.

Os pareceres analisados pelo CPRSC foram previamente discutidos pelos integrantes da CAR, em reunião realizada também no MEC, no dia 05. O professor Lúcio Vieira representou o PROIFES-Federação.

 

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu