AGÊNCIA PROIFES

Coordenação de Mobilização do PROIFES busca apoio do Congresso para reivindicações dos docentes federais

Notícias PROIFES

Coordenação de Mobilização do PROIFES busca apoio do Congresso para reivindicações dos docentes federais

Nesta quarta-feira (1), o PROIFES-Federação esteve no Congresso Nacional para solicitar apoio dos parlamentares à pauta de reivindicação dos professores federais do Magistério Superior (MS) e Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT).   Essa foi uma ação da Coordenação Nacional de Mobilização (CNM) da federação, grupo que tem o objetivo de articular o processo de negociação salarial com o Governo.

O presidente da ADUFG-Sindicato (GO), Flávio Alves da Silva, e a vice-presidente da APUB-Sindicato (BA), Lívia Angeli Silva, acompanhados do assessor Parlamentar Francisco Santos, participaram de reunião ordinária da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e conversaram com diversos congressistas sobre a pauta da entidade e sobre o corte no orçamento da educação.

Aos deputados Waldenor Pereira (PT-BA), Raimundo Angelim (PT-AC), Paulo Teixeira (PT-SP), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Saguas Moraes (PT-MT), Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA), Ivan Valente (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSB-RJ), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Erika Kokay (PT-DF) e Saraiva Felipe (PMDB-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara, e à presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, os dirigentes explicaram que a CNM nasceu da dificuldade de diálogo com o governo sobre o processo de negociação.

Também falaram sobre proposta de reajuste apresentada pelo governo para o funcionalismo público que está muito abaixo das expectativas e entregaram um compilado de documentos, entre eles, a proposta de carreira e salários e a pauta protocolada pelo PROIFES; bem como a 30º nota pública do Fórum Nacional de Educação (FNE) proposta pela entidade.

Vale citar ainda que os dirigentes do PROIFES solicitaram audiência pública para tratar da garantia de recursos para a devida implementação do Plano Nacional de Educação. Sobre o tópico, Saraiva Felipe se colocou à disposição do movimento, comprometeu-se a pautar a solicitação da audiência o mais breve possível e ressaltou a necessidade de ampla mobilização e a possibilidade de comissão de deputados para acompanhar o processo de negociação. Waldenor Pereira se prontificou a apresentar requerimento para realização do debate.

Todos os parlamentares manifestaram apoio à pauta e alguns afirmaram que farão constantes pronunciamentos sobre o assunto no plenário da Câmara.

O CNM também conversou nesta tarde com o CONIF e à noite com a Senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Coordenação Nacional de Mobilização (CNM)

Após rejeição à proposta apresentada pelo governo no último dia 25 de junho ao conjunto dos servidores federais, a Coordenação Nacional de Mobilização, instalada na quarta-feira (30), envidou esforços para articular outros mecanismos de pressão para forçar o governo a rever a proposta, bem como abrir as mesas de negociação setorial.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu