Notícias PROIFES

Convocatória para a Conferência Nacional Popular de Educação 2018

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) publicou a convocatória aos Fóruns Municipais, Estaduais e Distritais de Educação para adesão a Conferencia Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018). Após a destituição de algumas entidades do Fórum Nacional de Educação (FNE) pela Portaria nº 577/17 e o Decreto de 27 de abril de 2017 do governo federal, diversas entidades anunciaram a saída coletiva do fórum.

comunicado foi formalizado em audiência pública na Comissão de Educação (CE) do Senado Federal. Em resistência, as entidades criaram o Fórum Nacional Popular de Educação e lançaram Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2018.

Confira documento detalhando razões das entidades para não mais reconhecimento do Fórum e de como a CONAE 2018 foi inviabilizada.

Ofício do FNPE à Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão.

Clique aqui e acesse o manifesto de lançamento da CONAPE 2018.

Convocatória para adesão à CONAPE 2018 – clique aqui para acessar o documento.

 

A orientação do FNPE é pela realização de(a):

* Conferências municipais e/ou intermunicipais – até outubro de 2017

* Conferências estaduais – até março de 2018

* CONAPE – de 26 a 28 de abril de 2018

 

Encaminha-se também o Documento Referência aprovado pelas entidades do FNPE, que faz um balanço crítico da política educacional brasileira, nos oito eixos aprovados, ainda em 2016, pelas entidades, e que, constam na Portaria de lançamento da CONAE 2018. Este Documento Referência deverá ser objeto de amplo debate para uma avaliação profunda sobre o impacto de medidas recentes como a Reforma do Ensino Médio e a imposição de restrições orçamentárias nos direitos do povo brasileiro à educação.

Este compromisso com a participação popular exigirá muita organização da comunidade educacional, nos seus diferentes segmentos e setores.

Clique aqui e acesse os Encaminhamentos do FNPE, com divisão de tarefas entre as entidades que compõem a Secretaria Executiva do Fórum e informações sobre Documento Referência e Regimento.

Com informações: Anped

Fonte: SINDIEDUTEC-PR

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu