Notícias PROIFES

Contribuições do PROIFES para a BNCC são encaminhadas ao MEC

imagem atualAs contribuições do PROIFES para o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram inseridas no Portal da Base no último dia 15 de março. A análise foi elaborada pelo Grupo de Trabalho da entidade que discute temas centrais da educação, e se debruçou sobre três aspectos: epistemológicos, metodologia da elaboração, e campo político. Entre os apontamentos estão a incongruências e a falta de articulação entre as propostas de cada etapa, áreas de conhecimento e componentes curriculares.

Ainda que concisa, a propositura do PROIFES não pôde ser integralmente adicionada ao sistema, tendo em vista o limitador de caracteres da plataforma Portal da Base. Assim, a Federação encaminhou ao MEC, ofício solicitando apreciação do documento em sua totalidade.

A consulta recebeu 12 milhões de contribuições. O próximo passo, de acordo com o MEC, é apresentar uma segunda versão preliminar em 15 de abril. A partir daí, o novo texto segue para discussão em cada unidade da federação que promoverá, em maio, um seminário sobre a BBNC com a participação de professores, estudantes, pesquisadores e suas respectivas equipes técnicas, a fim de garantir ao debate ampla participação e pluralidade.

Os encontros serão organizados pelas secretarias de educação dos estados, municípios e do Distrito Federal que deverão encaminhar ao MEC as últimas propostas para alteração do documento. Segundo o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palácios, a expectativa é de que essa versão atenda de forma muito expressiva o anseio de todos os que no país estão trabalhando a favor da construção da BNCC.

O texto final será avaliado no mês de junho pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Com informações da Ascom-MEC

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu