Notícias PROIFES

Congresso Mundial em Ottawa: PROIFES participa de seção temática sobre comercialização do ensino

OTTAWA, CANADÁ – O avanço sistemático da privatização da gestão escolar e a crescente tendência de comercialização da educação é um dos desafios que a Internacional da Educação irá trabalhar pelos próximos anos em sua plataforma de políticas e estratégias. Isso foi abordado na seção temática “Resposta global à comercialização e privatização da educação”, realizada no durante o 7º Congresso da Internacional da Educação, na quinta-feira (23).

Para a Internacional da Educação (IE), esse avanço representa uma ameaça à capacidade dos sistemas públicos de ensino promoverem democracia, justiça social e igualdade.  Na reunião, os participantes analisaram os efeitos da privatização e debateram as estratégias necessárias para por em prática a resolução aprovada neste Congresso contra a mercantilização da educação.

Em sua intervenção, além de reconhecer a aprovação do PNE e da destinação de 10% do PIB para a educação como avanços legislativos que fazem enfrentamento à privatização, o Prof. Nilton Brandão, delegado do PROIFES, pontuou as principais conquistas do país no âmbito da educação superior ao longo dos últimos 10 anos “A interiorização das universidades por todo o país, a criação de 14 novas universidades e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reorganizando a Rede federal de Educação Técnica e Tecnológica, são aspectos que devem ser lembrados como importantes avanços que permitem diminuir os vazios educacionais no Brasil”, avaliou.

Sobre o Congresso

O Congresso Mundial da IE é um evento que reúne representantes das mais de 400 entidades filiadas em todo o mundo. O Congresso vai aprovar as políticas e estratégias que a organização irá programar nos próximos quatro anos e debater as principais questões atuais que afetam as lutas por uma educação pública de qualidade para todos, nos cinco continentes. Durante o evento será realizada a eleição da diretoria para a gestão 2015/2019. Para saber mais, acesse o site do Congresso.

Com informações e fotos de Jordana Mercado.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu