Conferência Estadual Popular de Educação acontece nesta sexta-feira e sábado

Conferência Estadual Popular de Educação acontece nesta sexta-feira e sábado

 

 

O Fórum Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEPE/RS) realiza, desta sexta-feira até sábado, 29 a 30 de abril, a Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE/RS), etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). O título da conferência é “A retomada da Democracia e Defesa da Educação Pública e Popular”.

O evento será transmitido online pelo YouTube da CONEPE-RS www.youtube.com/conepers2021 e retransmitido pelos canais de sindicatos participantes, entre eles, a ADUFRGS-Sindical, pelo Facebook www.facebook.com/AdufrgsSindical. O Sindicato integra a coordenação colegiada do FEPE-RS, tendo como representante a professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação do Sindicato. A diretora também faz parte da coordenação executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), pelo PROIFES-Federação.

Para participar das votações e plenárias, é preciso entrar pelos links a serem informados pela organização até dois dias antes da conferência. Serão dois links, um para cada dia, com acesso pela plataforma Zoom, que permitirão não somente assistir como ter o voto registrado nas atividades de aprovação do regimento da conferência, na abertura, e nas plenárias de sábado.

Confira a programação completa:

Abertura 

A abertura do evento, na sexta-feira, 29, será às 19h, começando com uma apresentação cultural do músico Renato Borba, e, a seguir, as saudações de autoridades do Executivo e representação das esferas Estadual e Municipal. Na ocasião deverá ocorrer a aprovação do regimento da conferência e também uma análise da conjuntura brasileira, de estados e municípios.

A análise de conjuntura será feita pela professora Jucélia Vargas, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), e pelo professor Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Plenárias de Eixo da CONAPE 2022

No sábado, 30, das 8h30min ao meio-dia, acontecem as plenárias de eixo. Confira aqui todos os eixos da CONAPE 2022 que estarão em discussão:

Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira

Coordenação:

Professora Maria Beatriz Luce – UFRGS/FACED

Eixo II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação

Coordenação:

Professora Carla dos Anjos – ACPM-Federação

Airton Silva – Presidente da UEE

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão

Coordenação:

Elis Regina Gomes – Presidenta da UNEGRO RS

Angélica Kaigang – Mestranda Políticas Sociais UFRGS

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde

Coordenação:

Professora Suzane Vieira – Presidenta Nacional da ANFOPE

Professora Helenir Schurer – Presidenta do CPERS-Sindicato

Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social

Coordenação:

Professora Nalu Farenzena – UFRGS/FACED

Eixo VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE

Coordenação:

Professora Aline Kerber – Presidenta do Movimento Mães & Pais pela Democracia

Ariel Lucena – UNE – Vice-presidente Sul

Plenária final

Após as plenárias de eixos, às 13h30 de sábado, 30, será realizada a Plenária Final da CONEPE-RS, com os encaminhamentos para a Conferência Nacional de Educação (CONAPE) e aprovação de emendas ao documento referência da Conferência e ainda definição da delegação do RS que irá para a etapa nacional. A coordenação da plenária será feita pelas professoras Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Aline Cunha, vice-diretora da UFRGS/FACED, e Silvana Piroli, presidenta da Sindiserv Caxias.

Saiba mais sobre a CONEPE/RS

A CONEPE/RS foi lançada em agosto de 2021 e corresponde à etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAPE), que ocorre de 15 a 17 de julho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento conta com uma série de etapas preparatórias como conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distrital, em andamento em todo o País. Em outubro do ano passado, houve o lançamento do FEPE/RS e a realização da etapa municipal de Porto Alegre, pelo Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre (FME-POA).

O tema da CONAPE 2022 é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. O evento homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Você pode acompanhar a programação das atividades da Conferência Estadual Popular de Educação do RS no Canal “CONEPE RS 2021” no YouTube, que disponibiliza vídeos, entrevistas e a cobertura das conferências livres e temáticas nos municípios. Também é um espaço de memória da etapa estadual da CONAPE 2022 após a sua realização.

Orientações Rumo à CONAPE 2022 – Clique aqui

Veja também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022

CONAPE 2022 na ADUFRGS-Sindical

https://adufrgs.org.br/conape2022

Canal CONEPE-RS 2021

https://www.youtube.com/CONEPERS2021

Fonte: Adufrgs-Sindical

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo