Notícias PROIFES

Combate ao machismo, racismo e cultura do estupro são pautas do Encontro do PROIFES

A questão dos Direitos Humanos esteve inserida no debate sobre as perspectivas e desafios do movimento sindical, realizado no XII Encontro Nacional do Proifes durante a tarde do dia 05 de agosto.

Uma das teses apresentadas foi a da professora Luciana Elias (Adufg Sindicato) apontando a necessidade de se discutir, dentro do PROIFES, as demandas das docentes negras nas instituições de ensino superior. Ela propôs a criação de um Grupo de Trabalho para o debate e elaboração de propostas de interesse de grupos minoritários é um encontro com o tema dos direitos das docentes negras das IFEs.

O professor Clúvio Soares ( ADUFRGS – Sindical) levou o texto “Direitos Humanos, políticos, sociais e a cultura do estupro” no qual apresenta e propõe que a Federação subscreva um manifesto elaborado por docentes da ADUFRGS em repúdio à cultura do estupro. O documento faz referência ao caso de estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro em maio deste ano e afirma: “Cumprindo nosso papel de educadores, nos manifestamos contra toda e qualquer prática social que naturalize o estupro ou outras formas de violência sexual e simbólica. Repudiamos posicionamentos que questionem, difamem ou coloquem em cheque a credibilidade das vítimas, atitudes estas que contribuem para a proteção dos agressores”.

Resoluções aprovadas

– Promover um encontro sob a temática dos direitos e das demandas das docentes negras e dos docentes negros das Instituições Federais de Ensino, em 2017, com local a ser definido.

– Montar um grupo de trabalho em atenção aos grupos minoritários para inserção nas pautas nacionais e reconhecer as pautas específicas no âmbito do Proifes Federação

– Motivar os sindicatos a promoverem ações de ampliação das discussões sobre gênero, cor, sexualidade e etnia.

– Que o Encontro Nacional e o CD aprovem o Manifesto de Repúdio à Cultura do Estupro e tome-o como um Manifesto da Federação

Todas as resoluções aprovadas no XII Encontro Nacional do Proifes-Federação serão submetidas ao Conselho Deliberativo da entidade.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu