Notícias PROIFES

CNPq abre inscrições para o prêmio José Reis

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Divulgação Científica e Tecnológica , que premiará um pesquisador ou escritor que tenha contribuído na divulgação da CT&I para o público leigo.

O vencedor desta 30ª edição será agraciado com montante de R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da SBPC – Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que se realizará entre os dias 25 e 30 de julho, na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pela Associação Brasileira de Divulgação Científica, Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

O resultado será anunciado pelo CNPq até 18 de junho.

Para saber mais consulte o site http://www.cnpq.br/premios/2010/pjr/index.htm, ou o endereço eletrônico prê[email protected] .

História:

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade.

É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição.

A diversidade dos vencedores, ao longo de sua história – entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais – comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

As inscrições:

Os interessados têm até o dia 14 de maio para enviar as inscrições.

O endereço é: CNPq – Serviço de Prêmios , SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília – DF, CEP 70740-901.

A documentação é composta por ficha de inscrição preenchida; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica e cópia dos trabalhos mais importantes, no mínimo cinco e no máximo dez.

(CNPq)

Data da Publicação: 22/03/2010

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu