AGÊNCIA PROIFES

Campus Pampulha da UFMG abriga conferência em defesa da universidade pública e da democracia

Notícias PROIFES

Campus Pampulha da UFMG abriga conferência em defesa da universidade pública e da democracia

A UFMG vai receber, nesta quarta-feira, 28, a Conferência Livre em Defesa da Universidade Pública e da Democracia. O encontro, que vai reunir representantes de entidades e especialistas no campo de educação, será dedicado ao debate sobre os desafios da educação superior, o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional e os recentes episódios que atingiram instituições como a própria UFMG e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e seus dirigentes.

Aberto ao público, com inscrições no local, o evento terá início às 18h30, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), campus Pampulha. Está confirmada a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e do reitor na gestão 2014-2018, Jaime Ramírez.

A conferência livre faz parte da agenda de reuniões da Conferência Nacional Popular da Educação (Conape), que terá sua etapa nacional de 24 a 26 de maio, também em Belo Horizonte.

De acordo com a professora Analise da Silva, da Faculdade de Educação da UFMG e membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), conferências preparatórias como a do próximo dia 28 são oportunidades de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas dispostas a participar do debate sobre educação, no contexto da Conape.

“O objetivo do encontro é promover o diálogo e estimular a participação de todas as entidades e pessoas interessadas, independentemente de virem ou não a ser delegadas, que podem e devem influenciar as deliberações das conferências em suas etapas nos municípios, regiões, estados e país”, explica Analise.

Ainda segundo a professora da FaE, a conferência deverá gerar subsídios para o debate sobre temas como o fortalecimento do sistema de pesquisa e produção de conhecimento e inovação, com investimentos estáveis nas universidades públicas, consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a soberania nacional.

Além disso, as entidades farão manifestações, e serão escolhidos delegados da educação superior para a etapa nacional da Conape.

Sobre as Conferências Livres no âmbito da CONAPE

As conferências preparatórias e livres são espaços, autoconvocados e autogeridos, de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas dispostas a participar do debate sobre educação e contribuir para a construção da Política Nacional de Educação no contexto da CONAPE.

Objetivos

Promover a difusão e o debate sobre o conteúdo temático do Documento Referência da CONAPE 2018, especialmente os desafios da educação superior e o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional.

Potencializar a divulgação, mobilização e inclusão de novos atores nas etapas ordinárias da CONAPE.

Promover o diálogo e estimular a participação de todas as entidades e pessoas interessadas, independente de virem ou não a ser delegadas, que podem e devem debater a educação nacional, dizer seus sonhos e influenciar as deliberações das conferências em suas etapas municipal e/ou intermunicipal/regional, estadual/distrital e nacional.

Denunciar as atitudes arbitrárias da justiça e da Polícia Federal cometidas na UFSC e na UFMG.

Fornecer subsídios para os debates nas etapas ordinárias da CONAPE, especialmente no tocante ao fortalecimento do sistema de pesquisa e produção de conhecimento e inovação, com investimentos estáveis nas universidades públicas diante de seu caráter estratégico para o desenvolvimento e a soberania nacional.

PROGRAMAÇÃO

18h – Acolhimento.

Coordenação dos Trabalhos: Coordenação do FNPE e um/a Representante da UFMG.

19h – Abertura, contextualizando a realização da Conferência Livre da CONAPE 2018 e boas vindas por parte das entidades locais (DCE, Sindifes, APUBH, Sinpro-MG).

19h20 – Intervenções das entidades nacionais com assento no FNPE: UNE, ANPG, CONTEE, PROIFES, FASUBRA, SINASEFE, FORUNDIR, ANPED, ANPAE, ANFOPE, CEDES, ANDIFES, CONIF, FINEDUCA, REDE ESTRADO.

20h20 – Saudação de autoridades presentes (deputados/as federais e ex-ministros presentes).

21h20 – Intervenções do Ex-reitor Jaime e da Reitora Sandra.

21h40 – Fala do Governador Fernando Pimentel.

22h – Agradecimentos e encerramento (Coordenação dos trabalhos).

Fonte: Comitê local de Organização da Conferência – FNPE

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu