Notícias PROIFES

Atividades virtuais e lançamento de materiais gráficos e audiovisuais em preparação ao Centenário do nascimento de Paulo Freire em 2021

A Educação International da América Latina (IEAL), em conjunto com a Rede Latino-Americana de Estudos do Trabalho Docente (Red Estrado) e suas organizações afiliadas no Brasil: a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e a Federação dos Sindicatos de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES) comemoraram, em evento virtual no dia 16 de setembro, os 99 anos de nascimento do professor Paulo Freire.

O evento marcou o início da contagem regressiva para o Centenário de Paulo Freire, a ser comemorado em 19 de setembro de 2021, com a participação de representates da Educação Internacional (IE), IEAL e RED Estrado, entre outras. Combertty Rodríguez, Coordenador Principal da IEAL, fez a apresentação do encontro virtual com Eliza Bartolozzi, Coordenadora da Red Estrado Brasil.

Educação Internacional celebra o legado de Freire

Susan Hopgood, presidente da Educação Internacional e secretária federal da União Educacional Australiana (AEU), entregou uma mensagem em nome da EI na atividade virtual. “Devemos olhar para Paulo Freire por sua sagacidade, sensibilidade, inteligência e clareza como a bússola para nos guiar enquanto navegamos nestes tempos difíceis”, disse Hopgood. O presidente da EI reivindicou o legado de Freire de continuar a luta em defesa de uma educação pública de qualidade para todos.

David Edwards, Secretário Geral da EI, comemorou o legado de Freire e seu impacto na educação de Bruxelas. “Seu trabalho inspirou e formou milhões de educadores na América Latina e no mundo”, disse Edwards, destacando a visão de Freire como inspiração para a ação do Movimento Pedagógico Latino-americano e a importância de seu pensamento na defesa da educação pública, grátis e de qualidade como um direito.

Hugo Yasky, presidente da IEAL e deputado nacional do Congresso argentino, refletiu sobre o momento difícil que vive a América Latina, em meio à pandemia e aos estragos das políticas neoliberais. “Neste contexto difícil lembramos com orgulho, com a temperança da luta e também com o compromisso de defender a escola pública, daquele grande professor de todos nós da América Latina que foi Paulo Freire”, disse Yasky.

Dennis Sinyolo, Coordenador Regional Sênior da Região de Educação Internacional da África (EIRAF) acompanhou a celebração dando as boas-vindas à participação de organizações filiadas à IERAF de vários países africanos. “Apoiamos a filosofia de Paulo Freire que vê a educação como um processo libertador, transformador, emancipatório, ativo e coletivo, ao invés de um ato estático e individual”, disse Sinyolo, citando trechos da Pedagogia do Oprimido, uma das obras de Freire mais popular e influente em todo o mundo.

Joakim Olsson de Lärarförbundet da Suécia e Rune Fimreite de Utdanningsforbundet da Noruega saudaram a celebração do 99º aniversário de Freire e expressaram sua alegria pelo apoio que suas organizações têm dado ao Movimento Pedagógico Latino-Americano desde seu início, cooperação que permitiu reivindicar o legado de Freire dentro do MPL.

Roberto Leão; Vice-presidente da Organização Internacional de Educação para a América Latina, convidado em sua mensagem para a comemoração do centenário do nascimento de Paulo Freire, que será realizado na cidade de Recife, Brasil, no próximo ano.

A FECCOO da Espanha esteve presente na celebração, com uma mensagem de Francisco García, Secretário Geral e outros membros da Comissão Executiva Federal da organização.

José Cardoso, Secretário-Geral da Confederação Sindical para a Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), expressou na língua freireana uma mensagem que traduz o apreço pelo seu trabalho junto da Lusofonia. A sua intervenção precedeu a de organizações sindicais da Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, países africanos de expressão portuguesa onde ressoou a mensagem de luta de Freire pela liberdade e igualdade do ser humano.
Centenário de Paulo Freire 1921-2021

A escultura de Freire no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, será um dos locais de encontro, reflexão e comemoração, em setembro de 2021. Nas atividades programadas para a comemoração do centenário do pedagogo e filósofo brasileiro.

“Nos vemos em Recife!” É o mote que motiva a celebração do encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano em setembro de 2021, por ocasião dos 100 anos do nascimento de Freire.

Heleno Araújo, presidente da CNTE e Nilton Brandão presidente do PROIFES, e Fátima Silva, Secretária-Geral da CNTE e Vice-Presidente da IEAL,  também participaram da comemoração com mensagens convidando a comemoração do Centenário de Paulo Freire em setembro do próximo ano.

Expressões artísticas

O evento em comemoração aos 99 anos de Paulo Freire começou com a música Béradêro, de Chico Cesar, reconhecida pela significativa referência ao trabalho de alfabetização de adultos realizado por Freire, refletida na seguinte frase: “E o cigano analfabeto / lendo a mão de Paulo Freire ”. Uma estrofe que também nos lembra o pensamento de Freire: “Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Portanto, sempre aprendemos.”

Ao final do evento, foi divulgada a mensagem do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque. “Por mais que o ataquem, vamos lutar por sua memória e por sua história”, disse Buarque, lembrando que o dia 19 de setembro marca o 99º aniversário do nascimento de Paulo Freire.

Freire 100

O evento virtual serviu para lançar a Campanha Freire 100, em contagem regressiva até os 100 anos de seu nascimento.

No âmbito desta campanha, o Escritório Regional da IEAL colocou à disposição das entidades afiliadas e do grande público materiais gráficos e audiovisuais que remetem a aspectos essenciais do pensamento de Paulo Freire.

Os audiovisuais e gráficos da campanha Freire 100 foram elaborados para distribuição nas redes sociais e estão disponíveis em espanhol e inglês.

Você pode revisar e baixar os materiais da Campanha Freire 100 no site da IEAL.

O evento que comemora os 99 anos de Paulo Freire está disponível abaixo e neste link.

Fonte: IEAL

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu