Notícias PROIFES

APUB – Verdade: Universidades públicas são a principal fonte de conhecimento científico do país

Mesmo com os drásticos cortes em educação e na ciência, promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro desde 2019, as universidades públicas seguem sendo a principal fonte da produção científica no Brasil.
Dados da Capes indicam que as 20 instituições brasileiras líderes em pesquisa científica, todas são públicas, sendo que 15 são universidades federais e 5 estaduais.
Entre 95% e 99% da produção científica nacional vem das universidades públicas. Já a iniciativa privada, investe pouco em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia (e só quando vê a chance de lucrar mais com algum produto).
O conhecimento produzido nas universidades faz com que o Brasil tenha destaque na produção científica mundial e, principalmente, contribui diretamente na vida das pessoas e no desenvolvimento do país.
Da agricultura à ciência espacial, passando pela tecnologia industrial e por pesquisas que nos auxiliam a compreender a realidade brasileira e trazem impactos à educação e à saúde dos brasileiros, o trabalho realizado nas universidades é indispensável para nossa sociedade.
Um governo digno desse nome estaria preocupado em estimular a pesquisa científica, e não trabalhando para desacreditá-la e extingui-la, como quer Bolsonaro.
Fonte: APUB

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu