Notícias PROIFES

APUB organiza atividades do pré-encontro do PROIFES-Federação

Em razão da pandemia, o XVI Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que acontece este ano de 4 a 7 de novembro, será inteiramente online. Para qualificar os debates neste formato inédito, os sindicatos federados realizam pré-encontros, nos quais, discutem previamente os cinco eixos temáticos do Encontro Nacional (veja mais abaixo quais são).

Na Apub, o pré-encontro será composto por atividades síncronas e assíncronas. Ele começa no Ambiente Virtual de Trabalho Colaborativo Apub (AVCOLAB), hospedado na plataforma Moodle/UFBA, onde já estão reunidos os textos de referência dos eixos do encontro, que poderão receber contribuições – adições, supressões ou reformulações – dos/as docentes até o dia 01 de outubro. Apesar da atividade estar hospedada no sistema Moodle da UFBA, docentes de outras Universidades, filiados/as à Apub, também podem participar.

Saiba como acessar a atividade no Moodle no passo a passo ao final deste texto

Todas as contribuições recolhidas no Moodle serão sistematizadas e debatidas num Webinário, que o sindicato irá realizar no dia 01 de outubro, às 14h, via Zoom, com a participação do professor Naomar Almeida, ex-reitor da UFBA e da UFSB e do professor aposentado da UFBA José Sérgio Gabrielli. As informações sobre como se inscrever serão divulgadas em breve.

Durante o Webinário, serão apontados/as os/as candidatos/as a delegado/as da Apub no Encontro Nacional. A participação, portanto, na atividade assíncrona no AVCOLAB e no Webinário é fundamental para que o/a candidato/a se esteja integrado/as às discussões que serão feitas em novembro.

Eixos de discussão do XVI Encontro:

Os desafios do presente para o Brasil: cenário econômico e social; saúde; meio ambiente; cultura e comunicação

As carreiras, os salários, as condições de trabalho docente e a retomada das atividades de ensino

Os desafios da Ciência e Tecnologia nas IFEs e a ética na pesquisa

A organização do movimento sindical e a expansão do PROIFES-Federação

O futuro das políticas de Direitos Humanos no Brasil

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu