Docentes da UFG aprovaram na manhã desta terça-feira (7) o novo estatuto da ADUFG-Sindicato com 328 votos favoráveis. Todos os pontos propostos na minuta apresentada pela diretoria da entidade foram aceitos. Apenas 22 votos foram contrários e houve duas abstenções.
Ao todo, 106 docentes compareceram à assembleia, realizada no espaço de eventos da sede administrativa do sindicato, em Goiânia. Destes, 17 tinham consigo 274 procurações de outros docentes. Eram, no total, 380 votantes.
A partir de agora, o sindicato assume caráter regional, se antecipando à criação das universidades federais de Jataí e de Catalão, que devem ocorrer ainda este ano. Comissões sindicais do Adufg nas regionais realizarão debates e organizarão votações, diminuindo a necessidade de os docentes destas regionais estarem em Goiânia para deliberações.
O novo texto diz que, independente do assunto, as votações sejam feitas em urnas físicas ou por meios eletrônicos, e não mais com levantamento de crachá, presencialmente, nas assembleias. Estas continuam existindo para debater pautas, mas as deliberações ocorrerão por plebiscito. Imediatamente após o encerramento do plebiscito, que não terá duração inferior a 48 (quarenta e oito) horas, será proclamado o resultado e finalizada a Assembleia.
Sobre greve e procedimentos para sua deflagração e encerramento, houve uma alteração no texto proposto pela comissão de revisão do estatuto, que exigia uma participação mínima, na votação, de 50% dos sindicalizados, com voto favorável da maioria simples. Na manhã de hoje, a assembleia definiu mínimo de 30% de votos dos sindicalizados.
O texto final, com as alterações da assembleia, será formatado pelo Departamento Jurídico da Adufg Sindicato, que incluirá as alterações da assembleia de hoje e será divulgado no próximo dia 13/03/2017.
Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato